Iguatu no roteiro da Primavera dos Museus



No período de 19 a 25 deste mês, setembro, acontece a 5ª Primavera dos Museus, que neste ano, terá a participação de 589 instituições, que promoverão 1.779 atividades em 310 cidades de todas as regiões do País.
O tema central é ‘Mulheres, Museus e Memórias’, a edição deste ano abre espaço para a indagação sobre como o gênero, a mulher e o feminino estão sendo pensados na contemporaneidade.
Iguatu faz parte do evento e haverá visitas e exposições permanentes durante a semana no Museu da Imagem e do Som Francisco Alcântara Nogueira, localizado na Rua 13 de Maio S/N, vizinho ao SESC. A programação inclui ainda mesa redonda e um City Tour.
Coordenada pelo Ibram e realizada pelas instituições museológicas brasileiras, a Primavera dos Museus acontece anualmente no início da primavera, com o objetivo de sensibilizar as instituições museais e a comunidade para o debate sobre temas da atualidade.
Nos anos anteriores, a Primavera dos Museus ofereceu mais de 3 mil ações organizadas por museus e instituições culturais de todo o país. Seminários, exposições, oficinas, espetáculos musicais, de teatro e de dança, mesas-redondas, visitas guiadas e exibições de filmes são alguns dos eventos realizados. Os temas das últimas edições foram Meio Ambiente, Memória e Vida; Museus e o Diálogo Intercultural; Museus e Direitos Humanose Museus e Redes Sociais.

Passeata em defesa do meio ambiente movimenta a sociedade de Iguatu



Passeata movimentou lideranças da cidade
Na manhã deste sábado, 22, aconteceu em Iguatu uma grande passeata em Defesa do Meio Ambiente, uma realização da Prefeitura Municipal que teve como objetivo demonstrar a toda cidade que está realizando ações em defesa do meio ambiente.

A concentração aconteceu no centro de lazer Alcântara Nogueira próximo a Casa de Saúde Agenor Araújo e percorreu várias ruas do município.

Durante o percurso que teve a participação de alunos, professores, instituições e lideranças da cidade, várias mensagens de repúdio contra a situação de obras paralisadas foram apresentadas através de cartazes, faixas, bandeiras e um grandioso barulho feito por todos.

“ Aqui é o grito que Iguatu dá no sentido de acordar o povo para algo que acontece e de uma forma descarada que é a utilização do meio ambiente como arma política para paralisar ações da prefeitura que trarão as melhorias necessárias para acabar com a poluição que nos atinge diariamente com a falta de saneamento básico e com a fumaça tóxica de um lixão, queremos o fim disto e estamos aqui ao lado do povo para dizer que estamos cansados” declarou o Presidente da Câmara de Iguatu, Ednaldo Lavor.

Escola de Iguatu é destaque nacional por prática de conservação do livro didático



A Escola Municipal Luiza Bezerra de Souza, no Fomento em Iguatu, foi selecionada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) como escola modelo da região nordeste  por melhores práticas sobre remanejamento, conservação e devolução de livros didáticos. O concurso Ações Inovadoras no Livro Didático elegeu uma escola em cada uma das três regiões do país, uma unidade de ensino em âmbito nacional e três secretarias de educação. O resultado foi divulgado nessa quinta-feira(15).
Criado para selecionar e disseminar as melhores práticas sobre remanejamento, conservação e devolução dos livros, o concurso premiou três secretarias de educação, uma escola em cada uma das cinco regiões do País e uma unidade de ensino em âmbito nacional.
A categoria 2 selecionou a Escola Estadual Geraldo Melo dos Santos, de Maceió, como destaque em âmbito nacional, e outras cinco escolas em cada uma das regiões brasileiras: Escola Estadual Waldemiro Peres Lustoza, de Manaus, no Norte; Escola Estadual de Educação Básica Padre Francisco Goettler, de Jaboticaba (RS), no Sul; Escola Municipal Francisco Primo de Melo, de Araxá , no Sudeste; Escola Municipal Luiza Bezerra de Souza, de Iguatu (CE), no Nordeste; e o Centro de Ensino Fundamental 306 Norte, de Brasília, no Centro-Oeste.


Os vencedores vão apresentar suas experiências no Encontro Nacional do Livro Didático, a ser realizado em março de 2012, em Curitiba (PR), e receberão coleções do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) – que seleciona e distribui obras literárias para escolas públicas de todo o País – e obras da coleção Educadores, que trata da obra, biografia e trajetória intelectual de importantes nomes da educação brasileira e mundial, como Paulo Freire, Darcy Ribeiro, Anísio Teixeira e Jean-Jacques Rousseau.

CRIANÇAS DE IGUATU PARTICIPAME DE ENQUETE PARA A CIDADE DA CRIANÇA EDIÇÃO 2011


Motivado pelo projeto Cidade da Criança e com o desejo de realizar um evento festivo que agrade todas as crianças de Iguatu, o prefeito Agenor Neto, em mais uma iniciativa inédita, realiza a Enquete Cidade da Criança 2011. A proposta é que as crianças possam eleger qual artista que desejam ver na Cidade. A enquete está sendo realizada com os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I (1º a0 5º Ano) durante toda a tarde de ontem (13/09) e todo o dia de hoje (14/09). Até esta manhã, 7.493 crianças já tinham votado. O resultado final será divulgado amanhã.

Escolas concorrentes:
MUNICIPAIS
ZONA
URBANA
EEF CARLOTA TÁVORA
EEF FRANCISCO DAS GRAÇAS ALVES BERTO –CAIC
EEF PROFESSORA ALBA ARAÚJO
EEF ELZE LIMA VERDE MONTENEGRO
CEM PADRE JANUÁRIO CAMPOS
EEF JOÃO PAULINO DE ARAÚJO
EEF LUIZ VIEIRA DA MOTA
EEF LUIZA BEZERRA DE SOUZA
EEF CLARA ALVES DE ARAÚJO
EEF NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO
EEF JOSÉ ERITON BARROS COSTA
EEF JUDITE CAVALCANTE SILVA
EEF JOAQUIM DE SOUZA PINTO
CEI MARIA HILDA ROLIM
CEI RAFAEL JEAN GONÇALVES DE FREITAS
CEI PROARES VILA NEUMA
ZONA
RURAL
EEF MARTA MARIA SOBREIRA
EEF FRANCISCO SEBASTIÃO UCHOA
EEF JOÃO ROCHA FIALHO
EEF ANTONIA MARIA DAS NEVES
EEF JEREMIAS FELIPE
MUNICIPAIS
ZONA
RURAL
EEF SÃO SEBASTIÃO
EEF MÁRIO PARENTE TEÓFILO
EEF MANOEL GUEDES DE CARVALHO
EEF AMÉLIA FIGUEIREDO SÁ DE LAVOR
EEF ANTONIO CIRILO DE OLIVEIRA
EEF MARIA IRISMAR MORENO MATOS
EEF OSMINDO MANGUEIRA DE SOUZA
EEF TOMÉ DE SOUZA
EEF JOSE PEREIRA LOPES
EEF ONÉLIA PEREIRA DE LAVOR
EEF ANTONIO CIPRIANO
EEF JOSÉ CARDOSO DE ARAÚJO
EEF DOMINGOS FÉLIX TEIXEIRA
EEF BEVENUTO ALVES DA SILVA
CEI JEFTON CHAGAS
CEI CRIANÇA FELIZ
PARTICULARES
CENTRO EDUCACIONAL CENECISTA RUY BARBOSA
COLÉGIO PÓLOS
EEF JUSCELINO KUBITSCHEK
ESCOLA MODELO
FILANTRÓPICA
APAE DE IGUATU

Presidenta Dilma Rousseff recebe exemplar de livro produzido por alunos de Iguatu



Momento em que a presidenta observa um exemplar do livro

No início do mês de setembro, durante abertura da Bienal Internacional do Livro no Rio de Janeiro a cearense Lucinda Marques, diretora da Editora IMEPH entregou à presidenta Dilma Rousseff um exemplar do livro ‘ Sou Poeta, Sim Senhor”, produzido por alunos da rede municipal de ensino de Iguatu. “A nossa presidenta demonstrou uma grande satisfação em receber os livros da nossa Editora e prometeu que iria ler todos eles para o seu neto Gabriel” disse Lucinda.

A reportagem do Portal Iguatu.net entrevistou a Secretária de Educação, Benildes Uchoa, que falou sobre o assunto,” ficamos muito lisonjeados em saber que um livro produzido por alunos das nossas escolas publicas municipais estão hoje nas prateleiras de uma bienal internacional do livro e que a Presidente do nosso País reconheceu e valorizou a iniciativa do nosso gestor em implantar uma politica efetiva de incentivo de leitura no município’ disse.

A mesma destacou que o projeto foi ampliado e novos livros produzidos por alunos serão apresentados.

Secretaria da Cultura de Iguatu realiza ciclo de Palestras de Educação Patrimonial



A secretaria da Cultura e Turismo de Iguatu realizará palestra difundindo ações de preservação e salvaguarda ao patrimônio cultural da cidade. Acontecerá no proximo dia 16 de Setembro às 09h aos alunos da Escola Estadual de Ensino Profissional Amélia Figueredo de Lavor. Essa ação é mais uma política de Salvaguarda onde o primeiro passo é a conscientização da comunidade para futuramente agir como agentes da preservação do patrimônio cultural.
“Sempre buscamos inserir em nossas programações culturais, difundir as manifestações culturais que tem caráter tradicional em nossa cidade, como forma de preservá-las e também valorizá-las, mas sentimos que ainda tem muito que se fazer, e o primeiro passo é a conscientização da preservação do patrimônio cultural de Iguatu. Pretendemos também priorizar em nosso plano de governo diversas ações de salvaguarda ao patrimônio Cultural” disse Diana Mendonça Secretária Municipal da Cultura e Turismo.

Projeto Bibliotur visitas escolas no mês de Setembro

O Programa Iguatu: Uma Cidade de Leitores levará suas ações para a comunidade, com o objetivo de incentivar a leitura a ação Bibliotur levará as escolas da rede pública e privada contação de histórias acompanhado do caixa estante com 200 livros da literatura infantil, proporcionando espaço de lazer e cultura no ensino fundamental.



Durante todo o Mês de Setembro diversas escolas receberão a visita do Bibliotur com objetivo de elevar o índice de leitores em Iguatu. Segundo o professor George Gouvêa coordenador do projeto o Bibliotur compondo o programa Iguatu uma Cidade de Leitores dobrou o índice de visitas e produção no ano de 2011 em relação ao ano de seu lançamento (2007), O Programa atraiu mais usuários da Biblioteca Pública Municipal e futuramente com essa política pública conseguiremos alcançar nosso principal objetivo que é tornar Iguatu em uma cidade de Leitores, disse.O Projeto visita mensalmente crianças de escolas da Rede Pública e privada, confira a programação do Mês.


19/09 - Biblioteca pública José de Alencar - ALENCAR/SEDE

21/09 - E.E.F. Onélia Pereira - Sitio Estrada

26/09 - E.E.F. José Pereira Lopes - Sitio Cajás
Célia Maria Freitas Guedes Amorim
Articuladora do Selo Unicef

Credits
Paulo Jefferson Mendonça de Luçena
(88) 9290-0773