Iguatu contra a exploração do trabalho infantil




O município de Iguatu realizou nos dias 5 e 6 de maio a segunda etapa do Programa PETECA – Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente. No primeiro dia foram ministradas palestras e orientações para o uso do material nas escolas. No segundo dia todos os presentes participaram da elaboração do Plano Municipal para a Erradicação do Trabalho Infantil, que terá como referência o Guia Metodológico para construção de Planos Municipais para a Erradicação do Trabalho Infantil FEETI/2006.

A elaboração do Plano Municipal para a Erradicação do Trabalho Infantil foi coordenada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente-CMDCA, em parceria com as Secretarias de Ação Social e da Educação.

Projeto Comunicadores Juvenis



O Projeto Comunicadores Juvenis é uma iniciativa pioneira da Secretaria da Educação do Município de Iguatu e tem como objetivo capacitar alunos das escolas da rede pública municipal nas temáticas relacionadas à comunicação e mídias, possibilitando-lhes o domínio das técnicas de produção, edição e emissão de programas de rádio e as ferramentas de criação e publicação de jornal impresso e blog na internet. O projeto teve início há três anos e em 2010 está sendo ampliado envolvendo novos participantes e outras ações estão sendo planejadas.
A Rádio Criança Cidadã - Sou Criança, Sou Feliz, constitui-se um dos braços do projeto. Estreou em outubro de 2009 durante a realização dos eventos municipais “Cidade da Criança” e “Natal de Luz” – eventos de abrangência regional desenvolvidos pela administração municipal.
O grupo de 30 alunos-comunicadores esteve reunido na manhã desta quinta-feira(15/04) no Núcleo de Tecnologia do Município, para mais um encontro com o coordenador do projeto, Professor Francisco Alves, e o articulador Leonardo Bezerra. O objetivo do encontro foi definir a estratégia de participação dos alunos-comunicadores na Semana Literária – evento que será realizado este pela Administração Municipal através da Secretaria da Educação e a Secretaria da Cultura. Durante os dias 17 a 25/04. A Rádio Criança Cidadã estará funcionando na Casa Literária nos turnos abertos ao público com programas diversificados abordando temas relacionados ao Dia do Livro Infantil e a homenagem a Monteiro Lobato – temáticas centrais do evento.

Fique ligado e saiba mais sobre o Projeto Comunicadores Juvenis e a Semana Literária aqui no Blog.

Eleição para grêmios tem participação de 3 mil estudantes




A Secretaria da Educação de Iguatu, através de suas unidades escolares, realizou no dia 30 de março, em 24 Escolas Municipais, as eleições das novas diretorias dos Grêmios Estudantis. Mais de três mil alunos votaram, exercendo a democracia na escolha de seus representantes escolares. O processo foi conduzido por professores e diretores das escolas.

Alunos também trabalharam na eleição como mesários. Os jovens receberam orientações durante a semana anterior às eleições, para repetir corretamente na escola o processo eleitoral. Além de votar em uma urna, os alunos eleitores também assinaram a lista de votantes e receberam o comprovante de presença. A apuração dos votos foi feita no mesmo dia.

Para Marcos Silva de Lima, de 14 anos, estudante da Escola Municipal Carlota Távora, escolher um representante do grêmio estudantil é uma boa oportunidade de conhecer o mecanismo usado nas grandes eleições. "A urna é a mesma, quando chegar a hora de votar nos políticos, já vou saber bem como funciona", disse ele.

A aluna Luciana Moraes, de 15 anos, destacou a importância da ocasião para sua escola e para sua formação. "Sou uma futura eleitora e acho importante participar desse tipo de ação. Nosso voto é importante em todas as ocasiões, dentro da escola também", destacou.

Caderneta do Adolescente será implantada nos PSF´S.




Iguatu é o único município da região centro-sul do estado do ceara que passa a oferecer a Caderneta do Adolescente. O programa será implementado em todas as 27 unidades de PSFs da cidade, a caderneta é um instrumento criado pelo Ministério da Saúde para monitorar o desenvolvimento e a saúde da população entre 12 e 16 anos e facilitar as ações educativas voltadas para este segmento. Em Iguatu, a entrega da caderneta é feita pelas equipes dos PSF´S, através de atividades de orientação sobre a importância do documento e a forma de utilizá-lo.
O secretário municipal de Saúde, Joab Soares, salienta que as ações educativas têm como objetivo estimular os jovens a assumir os cuidados com a sua própria saúde, “O mais importante é o adolescente entender que a caderneta é um documento com informações sobre a saúde dele e orientações úteis, por isso as ações educativas são imprescindíveis”.
Célia Maria Freitas Guedes Amorim
Articuladora do Selo Unicef

Credits
Paulo Jefferson Mendonça de Luçena
(88) 9290-0773