Iguatu embarca Nas Ondas da Leitura

Encerra hoje, 28/3, a primeira etapa da capacitação dos professores na metodologia do Projeto Nas Ondas da Leitura. Parte integrante do Programa Saber Ler para Construir o Futuro - implantado pela Secretaria da Educação de Iguatu em fevereiro de 2009 – o projeto está sendo implantado nas escolas e tem como público todos os alunos do 3ºe 4º Ano do Ensino Fundamental. Este é um momento importante para a educação de Iguatu, visto alcançamos um patamar de qualidade dos serviços à população pouco visto na nossa história, haja visto a conquista do Selo Unicef – Edição 2008 e os bons índices de desempenho escolar conquistados por nossos alunos. Este projeto vem fortalecer as ações destinadas a melhoria da qualidade do ensino desenvolvidas pelo Prefeito Agenor Neto, visto que a metodologia utilizada fortalece os laços da família com a escola como núcleo de apoio do bom desempenho do aluno – necessidade esta presente em todas as escolas, não importa a rede.
O evento foi realizado em parceria com a Editora IMEPH e contou com a participação de 130 professores do 3º e 4º Anos do Ensino Fundamental. Várias atividades foram desenvolvidas por instrutores especialistas nas áreas de cordel, contação de histórias e produção de material pedagógico, contextualizadas no conteúdo e livros didáticos do projeto. Cada escola receberá todo o material didático do projeto composto por um kit biblioteca; um kit professor e um kit do aluno específico para cada turma, com livros didáticos e paradidáticos e mochila.


Segundo os participantes, o encontro foi de grande valia para o enriquecimento do trabalho em sala de aula, pois possibilitou aos professores uma reflexão sobre os métodos de ensino utilizados por eles antes de conhecer o projeto, e uma mudança de postura diante do que o material do projeto apresentou-lhes. “Os três dias de treinamento foram valiosos, pois abriram novos caminhos para melhorar nossas práticas pedagógicas”, afirmaram as professoras Edileuza, Regenir, Rosângela e Maria Gorete. “Há muito tempo ansiávamos por uma oficina como esta, pois nos encontros sempre solicitávamos experiências concretas para levarmos para a sala de aula e agora fomos atendidos”, declararam Ana Lúcia, Josenilda e Ana Flávia. A professora Edna Batista parabenizou a escolha do projeto e os instrutores e reforçou a necessidade constante dos professores estarem se reciclando e revendo suas práticas.

Para encerrar, o Poeta Rouxinol de Rinaré - instrutor de Cordel do projeto - escreveu um belo poema sobre a nossa cidade, a qual lhe despertou muita atenção e que o leitor pode conferir abaixo:

“Iguatu, nas ondas da leitura”

Iguatu, bela cidade,
Aqui ninguém vive à toa.
Nome que na língua indígena
Significa “água boa”
E aqui esse adjetivo

Se aplica a qualquer pessoa!
Terra de gente educada
Que prima pela beleza
Não jogam lixo no chão

Disso eu tenho certeza
Pois não vi noutra cidade
Nas ruas tanta limpeza!
Se preocupam os gestores
Aqui com a população...

Cuidam bem do município
Investem na educação...
Os meus parabéns sinceros
A esta administração.


O cordel é minha praia,
A minha literatura,
Sou da Editora IMEPH
Numa “embarcação” segura
Viemos a Iguatu

Pelas “ondas da leitura”.

PETECA: Projeto de combate ao trabalho infantil em Iguatu

Iguatu está entre os cinqüenta e um municípios do Ceará que estão participando da implantação do projeto PETECA, Programa de Educação Contra a Exploração do trabalho infantil que é uma parceria entre Procuradoria Regional do Trabalho da 7ª Região, Universidade do Ceará, União Nacional dos Dirigentes Municipais Educacionais e a Prefeitura Municipal de Iguatu. A implantação do programa no município aconteceu no mês de Fevereiro entre os dias 11 a 13 no auditório da Secretaria da Ação Social, onde foram capacitados professores e coordenadores pedagógicos escolares para atuarem como agentes, na conscientização da importância da garantia do direito das crianças e adolescentes com vista à erradicação do trabalho infantil e a proteção ao trabalhador adolescente. Participaram também da capacitação representantes do CMDCA, Conselho Tutelar, CRAS, CREAS e PETI. Durante três meses em 10 escolas mais de dois mil alunos da 6ª a 9ª série estarão participando de aulas especiais além de palestras com professores que foram capacitados para o projeto PETECA, “ este é um projeto que possui uma característica importante que é fazer com que as nossas crianças e as famílias possuam o entendimento de que o trabalho infantil é um crime e que deve ser erradicado” destaca a secretária Benildes Uchoa.



A coordenadora pedagógica municipal, Luciene Lima falou sobre a capacitação dos professores, “ estamos preparando os nossos educadores, eles é que serão um elo entre os alunos e as famílias nas escolas para que conscientizem sobre este assunto que infelizmente ainda persiste em nossa região, mas um dos pontos fundamentais neste processo são os veículos de comunicação, eles devem abrir os espaços necessários para que possamos conscientizar nossa sociedade para o combate ao trabalho infantil e pelo que vejo o Jornal A Praça já está fazendo a sua parte” afirmou. A secretária de ação social, Célia Freitas, falou da participação da sua secretaria no projeto, “ o PETECA vem fortalecer as ações que nós já desenvolvemos com as crianças e com as famílias, além de ajudar na conscientização da sociedade em um assunto como este, temos o projeto de inaugurar mais dez PETIs em locais onde não aconteceu este projeto, fazendo assim o máximo de esforço para acabar de vez com este mal que atinge nosso município e que faz parte do cenário brasileiro” disse.

No final dos três meses cada escola estará apresentando os projetos de ações realizados durante o período do PETECA e a melhor ação será indicada para o Ministério Regional do Trabalho- 7ª região e concorrerá a prêmios. Para mais informações sobre o projeto PETECA, ligue 88162872.

Célia Maria Freitas Guedes Amorim
Articuladora do Selo Unicef

Credits
Paulo Jefferson Mendonça de Luçena
(88) 9290-0773