Secretaria de Saúde intensifica vacinação contra poliomielite e sarampo


Começa hoje a campanha de vacinação contra a paralisia infantil (poliomielite) para crianças menores de cinco anos. Por conta do surto de sarampo na Europa, também haverá imunização contra a doença em crianças de 1 até 7 anos. Dez casos de sarampo vindos de fora do Brasil já foram confirmados, nenhum foi registrado no Ceará. Outros cinco estão sob investigação. Desde 2000, não há registro de contaminação de sarampo dentro do País. A vacinação vai até a primeira quinzena de julho.

São 20 mil postos volantes montados no Ceará para atender a demanda. Em Iguatu, todos os postos de saúde abrem hoje, das 8 às 17 horas. “Já estamos preparados para o trabalho de hoje, dia D da Campanha Nacional contra a Poliomielite e Reforço do Sarampo. Hoje é o chamamento nacional, mas já estamos trabalhando em Iguatu desde o dia primeiro de junho com essa vacinação principalmente na sede dos distritos maiores, onde historicamente precisamos fazer a vacinação antes do dia “D” e após essa data”, disse Joab Soares, secretário de saúde.    

Joab lembra aos pais ou responsáveis que levem o cartão de vacinação da criança. “Ao se dirigir ao posto levem este documento para que seja acompanhado e atualizada as vacinas das crianças. Estamos com 21 postos de vacinação para atender toda a comunidade com enfermeiros treinados e com muita vacina a disposição”, ressaltou o secretário.

Coordenadoria de Comunicação
Luiz Vasconcelos

PASSEATA MARCA ABERTURA DA SEMANA DO ESTUDANTE

A secretaria de Educação do município, em parceria com a União dos Estudantes de Iguatu (Umesi), promove até o próximo sábado, 13, a VI Semana dos Estudantes de Iguatu. O tema deste ano para o movimento é "Sustentabilidade Ambiental e Cidadania".

A abertura aconteceu neste sábado, às 9 horas, com uma grande passeata de estudantes das escolas públicas municipais que participam do PROERD - programa da Polícia Militar do Ceará de prevenção e orientação sobre os riscos do consumo de entorpecentes e da violência.

O evento teve a participação do prefeito Agenor Neto, do vice prefeito João Alencar, da secretária de educação, Benildes Uchoa, do comandante do Ronda de Quarteirão do Ceará, Coronel Gomes Filho, além de secretários municipais, vereadores, diretores de escolas, policiais militares e população em geral.

Para o próximo dia 11, dia nacional dedicado ao estudante, haverá passeio ciclístico e a escolha da rainha estudantil. O encerramento do evento acontecerá no próximo sábado, às 20 horas, na Praça da Matriz, com a realização do III Umesi Fest. 

REDAÇÃO
Luiz Vasconcelos

DIA DO ESTUDANTE É MARCADO COM PASSEIO CICLÍSTICO



A secretaria de Educação deste município, em parceria com a União municipal dos Estudantes (Umesi), promoveu nesta quinta-feira (11), por ocasião das comemorações da semana do estudante, um passeio ciclístico pelas ruas da cidade.
Centenas de alunos da rede municipal de ensino participaram da passeata, que contou com a presença do prefeito municipal, Agenor Neto.
Ao final do passeio houve sorteio de bicicletas e outros brindes.

REDAÇÃO: luiz Vasconcelos

SECRETARIA DE SAÚDE COMEMORA SEMANA DO ALEITAMENTO MATERNO


A Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde, comemora de 01 a 07 de agosto a Semana Mundial de Aleitamento Materno. Nesta segunda-feira, 01, no auditório do Hospital Regional, foi realizada uma reunião com várias gestantes que fazem acompanhamento do pré-natal nos postos de Saúde da Família, e contou com a presença da Dra. Lúcia Vanda Teixeira de Freitas, que ministrou palestra explicando em detalhes a importância do aleitamento materno nos seis primeiros meses de vida do bebê.


"A cada ano, o município tem progredido e melhorado na promoção do aleitamento e diminuição do desmame precoce, e isso traz grandes vantagens, pois o leite materno oferece imunidade, fazendo com que as nossas crianças não adoeçam", afirmou. Lúcia Vanda afirma que durante esta semana, a intenção é de promover algumas palestras intersetoriais, envolvendo as demais secretarias municipais, e funcionários do setor da saúde. O secretário de Saúde, Dr. Joab Soares, tem destacado a importância do engajamento social para que o aleitamento materno seja praticado com mais freqüência pelas mulheres. “O envolvimento de toda a família e da sociedade é muito importante para que a mãe se dedique ao seu bebê. Esse período é essencial, tanto para estreitar os laços de amor e carinho como também para ajudar no desenvolvimento saudável do bebê. Por isso, a mãe precisa do apoio da família para que essa fase não seja interrompida”, destaca, lembrando que o aprimoramento do aleitamento materno, foi de fundamental importância para que o município de Iguatu conseguisse reduzir de forma drástica os índices da mortalidade infantil, que em 2010 atingiu a marca de 8,6 por mil nascidos vivos, números só comparados a países de primeiro mundo.No Brasil, a semana acontece desde 1992. Conta com a adesão de 120 países e tem o apoio da Fundação das Nações Unidas para a Infância, Organização Mundial de Saúde e da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação. O objeto geral das semanas de aleitamento materno é fortalecer a conscientização da população sobre a importância da amamentação exclusiva até o sexto mês de vida do bebê.

Por: Luiz Vasconcelos

REALIZADA 3ª ETAPA DE MOBILIZAÇÃO SOCIAL PRÓ-SELO UNICEF


O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA e a Comissão Pró-selo, em parceria com as demais secretarias municipais, realizam no último dia 10/08, nas instalações do antigo colégio São José, a terceira etapa do Seminário de Participação Social, cujo objetivo é o envolvimento das crianças e adolescentes, para a conquista do Selo UNICEF do quadriênio 2009-2012.

O evento teve inicio às 13 horas com acolhida dos participantes e com a presença da articuladora do Selo UNICEF, Célia Freitas, que após a cerimônia de abertura, coordenou os trabalhos de encaminhamentos e orientações dos trabalhos de grupos, que foram desenvolvidos em três eixos: O eixo I trabalhou o tema "Educação para a convivência com o SemiÁrido". O eixo II se desenvolveu na área do esporte com o tema "Esporte e Cidadania", e o eixo III desenvolveu o tema "Cultura e Identidade: Comunicação para a igualdade Étnico-Racial", e teve a participação de grupos de danças. A fundação Edvane Matias apresentou a dança do Maculelê (foto) abaixo.


Todos os trabalhos contaram com a participação de representantes de várias secretarias municipais e representantes de diversas instituições, onde podemos destacar: SAAE, IBAMA, FETRAECE, CCDMI, CT, CMDCA, COMVIDA, APAE, UMESI e outros.

De acordo com a coordenadora do Selo UNICEF, Célia Freitas, esse é um momento de grande mobilização social, e tem o objetivo de mobilizar a todos para a conquista do Selo, que deverá ser anunciado no ano de 2012. "Esse é um momento muito importante, e o grande desafio é envolver a todos para construção de um grande plano de mobilização social, divulgando as ações e indicadores de cada comunidade, fatores que servirão de base para uma possível conquista do Selo UNICEF quadriênio 2009/2012, por parte do município de Iguatu", afirmou.

Fique sabendo

O Selo UNICEF Município Aprovado é um reconhecimento internacional concedido a municípios brasileiros do Semiárido e da Amazônia Legal que alcançarem importantes melhorias na qualidade de vida de crianças e adolescentes. Atualmente mais de 1,8 mil municípios brasileiros do Semiárido e da Amazônia Legal já aderiram ao programa. No Ceará são 176 municípios inscritos na Edição 2009-2012, que lutam por melhorias na vida das crianças e dos adolescentes, através de um trabalho que envolve prefeitos municipais, professores, ONGS, famílias, empresas de diversos portes, instituições e outros.

REDAÇÃO
Luiz Vasconcelos - Jornalista
Célia Maria Freitas Guedes Amorim
Articuladora do Selo Unicef

Credits
Paulo Jefferson Mendonça de Luçena
(88) 9290-0773