Vila Chapadinha recebe ações contra a Dengue


Com o objetivo de sensibilizar a população da localidade de Vila Chapadinha, na zona periférica da cidade, sobre a prevenção e os cuidados com a dengue, a coordenação do setor de endemias do município vem realizando e intensificando diversas ações naquela comunidade.
De acordo com a coordenadora deste setor de saúde, Eudênia Marques, a Vila Chapadinha apresenta o maior índice de infestação do mosquito Aedes Aegipty, mas com baixa transmissão. Recentemente o setor de endemias em parceria com o Tiro de Guerra, do Exército, prestou diversas ações no bairro como limpeza de quintais, orientação sobre os cuidados com a transmissão visitando as casas e fazendo a distribuição de folhetos explicativos.

Vila Cardoso II realiza manifestação para preservação do meio ambiente


A comunidade da Vila Cardoso II realizou manifestação neste domingo (17) com a presença de crianças, jovens e adultos objetivando chamar a atenção de moradores daquela região para a preservação do meio ambiente , ações de combate ao mosquito Aedes Aegipty e também chamar a atenção das autoridades para o problema de acúmulo de lixo nas comunidades que são beneficiadas com a coleta sistemática do lixo.

De acordo com Rita Taveira, coordenadora da Pastoral da Igreja Católica, é preciso conscientizar as pessoas para as questões ambientais na tentativa de mudar o perfil das pessoas no objetivo de fazer com que elas tenham um cuidado maior com a natureza. "Aqui em nossa comunidade a gente vem sofrendo por conta da falta da coleta de lixo, haja visto que o carro de recolhimento vem até a comunidade de Cardoso I e nós aqui ficamos sem esse serviço. Em função dessa situação nosso lixo acaba sendo jogado às margens do Rio Jaguaribe degradando assim o meio ambiente, acumulando sujeira ao longo do seu percurso. Fizemos essa mobilização onde nossas crianças e jovens foram os protagonistas desse movimento porque é desde pequeno que se deve conscientizar as pessoas para a melhoria do nosso planeta, até porque a própria Igreja em sua campanha da Fraternidade foi muito feliz em escolher um tema tão adequado que é a vida do planeta". 

O evento teve o apoio do presidente da Associação de Moradores da Vila Cardoso II, Doda, que afirmou ser esse um movimento válido e que todos estão mobilizados para melhorar as condições dessa região. A própria associação já está realizando um projeto de recuperação das matas ciliares do Rio Jaguaribe com o intuito de resgatar as plantas nativas que existiam ao longo da margem do rio. Para Doda, eventos desse tipo tem o objetivo de chamar a atenção da comunidade e autoridades que precisam perceber a necessidade de fomentar essas ações de preservação do meio ambiente, bem como melhorar a qualidade de vida da população quando se faz a coleta de lixo de forma adequada e promovam ações preventivas como as de combate a dengue.

Secretaria do Meio Ambiente comemora Dia Mundial da Água com replantio de árvores nativas


O Dia Mundial da Água foi comemorado com o replantio de dezenas de árvores de doze espécies nas margens do rio Jaguaribe, na tarde da terça-feira, 22. Alunos da Escola Alba Araújo, localizada na Vila Moura, ao lado de funcionários do Sistema Autônomo de Água e Esgoto – SAAE, da secretaria de Agricultura e Pecuária representada pelo técnico Joaquim Feitosa e da secretária do Meio Ambiente do município, Socorro Feitosa participaram desse importante momento que aconteceu na Estação de Captação de Água do SAAE, localizado as margens do rio Jaguaribe.

Os próprios estudantes fizeram o replantio e receberam orientações sobre como é feito o sistema de água da cidade, os tipos de mudas que foram replantadas e a importância da preservação da mata ciliar que percorrem os rios, lagos e açudes como forma de proteção das águas que são usadas pelas pessoas.

Socorro Feitosa, destacou a importância dos estudantes desde cedo se preocuparem com as questões ambientais porque o mundo hoje sofrer grande degradação ambiental, principalmente nas matas e poluição das águas potáveis.

Na oportunidade o técnico da Seagri Joaquim Feitosa mostrou as espécies de mudas que foram plantadas explicando as importância de cada um e como as mesmas contribuíam com a proteção do rio Jaguaribe. Foram plantadas as margens do rio Jaguaribe doze espécies nativas e próprias para esse tipo de terreno como Ipês roxo e amarelo, Mutamba, Saboeiro, Aroeira, Tamarindo, Coaçu, Mofumbu, Jenipapeiro entre outras. 

A Estação de Captação de água do SAAE localizada as margens do rio Jaguaribe foi a primeira criada no município, já chegou a ter 51 poços artesianos, hoje conta com nove poços de captação de água que contribuem com o sistema de abastecimento do município sendo que o açude Trussu, localizado no distrito de Suassurana é o principal reservatório de Iguatu. Toda água captada antes de ser distribuída para o consumo é passa pela Estação de Tratamento localizada no bairro Cocobó. 

Núcleo de Educação promove roda de conversa sobre educação inclusiva em Iguatu‏


O Núcleo de Educação Inclusiva do Município de Iguatu, continua trabalhando com intuito de fortalecer o processo de Educação Inclusiva de Qualidade para Todos.
No último dia 22 de março, o público alvo da Roda Conversa foram os Regentes das Salas de Multimeios, coordenados pelas Técnicas Pedagógicas Sulene de Oliveira e Rejania Lima, participaram com as técnicas Especialistas em Educação Especial Nilça Queiroz e Zulene Venâncio tratando de assuntos voltados para acessibilidade das pessoas com deficiências nas salas de multimeios, desde barreiras arquitetônicas, à amplitude do Universo Cultural.
Durante a Roda de Conversa depoimentos , dúvidas e sugestões foram colocadas de acordo com a realidade que cada um conhece ou convive, contribuindo para que todos saíssem do referido encontro, com objetivos ou no mínimo idéias de como atuar em suas funções para um melhor atendimento voltado as peculiaridades de cada aluno com deficiência.
A Secretaria da Educação tem o compromisso de proporcionar uma inclusão de qualidade em todos os seguimentos e modalidades ofertando capacitações através de formações continuadas e atendimento de acordo com as solicitações das instituições educacionais da rede municipal de ensino.

Especialização em Educação Especial para a Região Centro Sul


O crescente número de alunos com deficiências matriculados na rede pública de ensino regular tem demonstrado a importância e urgência de governos e profissionais em investir em equipamentos e formação para melhor atender esta clientela. Os governos têm investido em programas, projetos e ações a fim de implementar no país a Política Nacional de Educação Especial. A partir da nova política, os alunos considerados público-alvo da educação especial são aqueles com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e com altas habilidades/superdotação.

Quanto aos profissionais que atuam no setor da educação ou aqueles que pretendem nela ingressar, as motivações são muitas. Em Iguatu, dentre outros projetos, destacam-se a implantação de Salas de Recursos Multifuncionais para o atendimento educacional especializado garantindo o profissional que nela atual o acréscimo de 20% ao salário e, aos professores das salas de ensino regular com alunos com deficiências incluídos, um percentual de 2% por aluno regularmente matriculado.
Fruto de uma parceria da Secretaria da Educação de Iguatu e Instituto Superior de Teologia Aplicada (INTA, IES 2111), Sobral/CE,  o Curso de Especialização em Educação Inclusiva está na fase de formação de turmas e é direcionado a estudantes de curso superior em fase de conclusão (a partir do oitavo semestre) e professores de Iguatu e toda a região Centro Sul. Reconhecido pelo MEC, o curso tem 420 horas/aula. As aulas são ministradas nos finais de semana com dois encontros mensais e com a grande maioria dos professores mestres e doutores. O custo para o aluno é R$ 120,00 por mês (matrícula + 19 parcelas). A Secretaria da Educação entra com o espaço físico, logística e coordenação do curso durante todo o período de realização.
Dúvidas e inclusão do nome na lista de alunos pretendentes, entrar em contato com Francisco Alves da Silva – Gerente de Tecnologia da Informação e Comunicação da Secretaria da Educação de Iguatu/CE
Fone: (88) 3581 6002/ 3582 4806/ 9992 3805 ou por e-mail franciscosilva_66@yahoo.com.br .

Dúvidas sobre a legalidade do curso: (88) 9998 0999, com Walter.
Consulte também o site do instituto: www.inta.edu.br  e/ou a regularidade da instituição pelo site do MEC: http://emec.mec.gov.br/
Célia Maria Freitas Guedes Amorim
Articuladora do Selo Unicef

Credits
Paulo Jefferson Mendonça de Luçena
(88) 9290-0773