COMUNIDADE IGUATUENSE MOBILIZADA NA CONSTRUÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE


Na última quarta-feira, 06/05, no Teatro Municipal Pedro Lima Verde, a Terra da Telha deu mais um passo nas ações voltadas para a melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes com a construção do Plano Municipal da Criança e do Adolescente. O público presente, com expressiva maioria de crianças e adolescentes, pode conhecer e debater as ações desenvolvidas pelas secretarias: Saúde, Ação Social, Educação, Cultura e Turismo e Esporte e Juventude; e do CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Em seguida, os grupos temáticos reuniram-se para questionarem e sugerirem novos rumos das ações e projetos existentes e apontar novos caminhos.

O representante do prefeito de Iguatu, vereador Aderilo Filho, destacou a importância do momento para o município: “definir metas e preparar um plano de ações em Iguatu para a crianças e adolescentes, e melhor com os nossos jovens tendo a oportunidade de definir qual será o destino de cada um nos próximos quatro anos, demonstra que a democracia está sendo exercida na sua plenitude. Este é um exemplo que eles levarão para sempre em seus corações” disse.

A Secretária de Ação Social, Célia Freitas, afirmou que “ a administração municipal, na pessoa do prefeito Agenor Neto, está fazendo algo fantástico, ajudando a preparar o caráter destas crianças e adolescentes, fazendo com que tenham responsabilidades de suas ações e definindo quais serão os seus direitos em várias áreas. A participação de cada um deles já é uma vitória, da vontade de fazer o certo, a vitória da democracia e definitivamente trazemos os nossos jovens para a discussão das melhorias para a nossa cidade” finalizou.

A jovem Ana Maria, 17, disse estar feliz em participar de algo tão importante. “Geralmente a minha turma de amigos não liga em participar de algo assim, agora estou ao lado de muitos que querem debater as melhorias para nós, jovens, e fico feliz em ter esta oportunidade” afirmou. O Plano Municipal para a Criança e Adolescente de Iguatu, será resultado do processo participativo de elaboração conjunta, envolvendo todos os atores sociais e será finalizado pelas secretarias para ser apresentado na Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente que acontecerá dia 22 de maio.
Célia Maria Freitas Guedes Amorim
Articuladora do Selo Unicef

Credits
Paulo Jefferson Mendonça de Luçena
(88) 9290-0773