Secretaria de Saúde faz entrega de protetor solar para Agentes de Endemias


Para que os Agentes de Endemias do município de Iguatu possam efetuar suas tarefas com mais eficiência a Secretaria de Saúde realizou a entrega de protetor solar para ser usado nesse período considerado muito quente e, como os profissionais dessa área passam muito tempo debaixo do sol escaldante, nada melhor do que proteger a pele durante o exercício da função.

A entrega do material aconteceu neste dia 10 de agosto pela Secretaria de Saúde que tem feito um trabalho árduo para o combate a Dengue em Iguatu. O Dr. Joab Soares de Lima, secretário de Saúde, visando facilitar o trabalho dos agentes de endemias adquiriu juntamente com o Prefeito Agenor Neto os protetores solares dando melhores condições de trabalho a esses profissionais.

Por ocasião do momento da entrega dos protetores, o Dr. Ernani Bezerra juntamente com a Dra. Eudenia estiveram reunidos com todos os agentes e tiveram uma palestra motivadora onde destacou-se a importancia do trabalho de cada agente, bem como os cuidados pessoais de cada um ao usar o protetor para proteger a pele dos raios do sol.

Iguatu realiza Conferência da Mulher



O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, com o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social- SEMASI, realizou nos dias 25 e 26 deste mês, a  I Conferência  Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres com o tema "Igualdade de Gênero e Autonomia Econômica Social, Cultural e Políticas para Mulheres, e teve como objetivo discutir e elaborar políticas públicas voltadas à construção da igualdade, tendo como perspectiva o fortalecimento da autonomia econômica, social, cultural e política das mulheres.

A abertura do evento foi realizado no auditório do Cine Teatro Pedro Lima Verde, às 20 horas,  e contou com a  presença do prefeito municipal, Agenor Neto, da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Maria Barbosa, da secretária municipal de Assistência Social, Regiane Braz, da pedagoga e especialista em saúde mental e psicossocial, Dra Rosania Campos, da consultora do Ministério da Saúde, Dra. Sueli Oliveira, da secretária de Gestão, Célia Freitas Amorim, além dos vereadores Louro da Barra, Bandeira Júnior e Aderilo Alcântara e do secretário de saúde do município, Joab Soares.

Durante o seu discurso, o prefeito Agenor Neto destacou a presença destacada das mulheres em sua administração. Ele afirmou que na sua gestão, as mulheres representam mais de 60% em sua composição. Isso demonstra, segundo ele, o apoio que é dado ao sexo feminino e com capacidade técnica, que possibilita um bom desempenho na sua administração.

Para a presidente do CMDM, Maria Barbosa, o objetivo maior que se pode assimilar desse evento é o fortalecimento das políticas públicas para mulheres, principalmente a sua autonomia. "Desde quando assumimos o conselho temos nos empenhado em trabalhar para resgatar a confiança do órgão, através de ações apoiadas pela Secretaria de Assistência Social e pela prefeitura", disse.

Debates

Com vistas à criação de uma plataforma de políticas para as mulheres no âmbito municipal e estadual, as conferencistas, Célia Freitas e Dra. Rosania Campos, debateram os seguintes temas: poder, cultura, comunicação, mídia e democracia; políticas de desenvolvimento, enfrentamento à pobreza, geração de renda, igualdade no mundo do trabalho, desenvolvimento sustentável, com preservação ambiental, segurança alimentar, direito à terra, à moradia digna, infraestrutura social rural e urbana, respeitando as especificidades e comunidades tradicionais; enfrentamento de todas as formas de violência, saúde integral das mulheres, direitos sexuais e direitos reprodutivos e educação inclusiva, não sexista, não racista, não homofobia/lesbofóbica.

No final do evento aconteceu a plenária para aprovação das propostas formuladas pelos grupos, e a escolha dos delegados que participarão da III Conferência Estadual.

Audiência discute implantação do Centro de Formação de Educadores em Iguatu


Vicente Arruda, Agenor Neto, Dr. Leopoldo, Izolda Cela e Idilvan Alencar
O prefeito de Iguatu Agenor Neto (PMDB) participou ontem pela manhã, em Brasília, de uma audiência com o diretor de Programa de Projetos do FNDE, Dr. Leopoldo Jorge Alves Junior. O objetivo da audiência foi agilizar a liberação de recursos para a implantação do Centro de Formação de Educadores de Iguatu que será erguido ao lado do Complexo do Cocobó.

De acordo com o prefeito Agenor Neto esse equipamento vai beneficiar professores das regiões Centro Sul e Cariri que antes eram obrigados a se deslocarem para Fortaleza para se aperfeiçoarem. "Com a implantação do Centro de Formação de Educadores em Iguatu o fluxo de professores das duas regiões será muito grande e isso vai gerar novos empregos e renda para o município", disse Agenor.

Várias autoridades do Ceará acompanharam o prefeito iguatuense nesta audiência, dentre elas, o deputado federal Vicente Arruda, a secretária de Educação do Estado, Izolda Cela e o secretário executivo da SEDUC, Idilvan Alencar.

No período da tarde o prefeito Agenor Neto acompanhado do deputado federal Aníbal Gomes (PMDB) se reuniu em audiência com o presidente do FNDE,
 José Carlos Freitas. Na pauta foi discutido o piso salarial dos professores conforme a Lei nº 11.738, de 16/7/2008. Segundo o prefeito iguatuense o presidente do FNDE deu um prazo de 60 dias para apresentar normas aos municípios exigindo dos mesmos o pagamento de acordo com a lei.

Conselho Municipal de Juventude e a Prefeitura de Iguatu realizaram a 2ª Conferencia Municipal de Juventude


A juventude brasileira vivenciou, nos últimos anos, uma série de conquistas, incluindo a criação da Secretaria Nacional de Juventude e do Conselho Nacional de Juventude e a execução de programas de políticas universais nas mais diversas áreas. Parte dessas conquistas deve-se a um outro marco importante desse processo que foi a realização da 1ª Conferência Nacional de Juventude, em 2008. A Conferência estimulou a discussão da temática juvenil por parlamentares, prefeitos, secretários e governadores, entre outros agentes públicos.
Em 2011, estamos nos preparando para a  2ª Conferência Nacional de Juventude, que acontece entre os dias 9 e 12 de dezembro de 2011, em um cenário repleto de novos desafios.
Em Iguatu, o Conselho Municipal de juventude junto a Secretaria do Esporte e Juventude realizarão nos dias 12 e 13 no Teatro Municipal Pedro Lima Verde de setembro a 2ª Conferência Municipal de Juventude que tem como tema geral “Juventude, Desenvolvimento e Efetivação de Direitos”. e será dividido nos seguintes eixos:
I – Pela Garantia do Estatuto da Juventude
II – Por um Sistema Estadual e Nacional de Juventude
III – Avaliando as Políticas Publicas de Juventude de Iguatu.

Em Iguatu, os avanços para a juventude são significativos desde a realização da 1ª Conferência Municipal em 2009, priorizando as políticas destacadas nas discussões da etapa municipal o Prefeito Agenor Neto tem procurado trazer equipamentos e ações voltados para o desenvolvimento da geração jovem de Iguatu, um desses exemplos é a construção de quadras poliesportivas em diversos bairros da cidade, a construção da praça da Juventude na COHAB, a preparação do jovem através de cursos de qualificação e programas diversos nos mais diferentes aspectos, saúde, educação, lazer, trabalho, entre outros. Lembra o Presidente do Conselho Municipal de Juventude Idevan Martins

Agora, a juventude precisa afirmar ainda mais o seu direito de participar como sujeito estratégico do projeto de desenvolvimento nacional, deliberando, entre outras prioridades, a necessidade de avanços no Marco Legal da Juventude, com a aprovação do Plano Nacional e do Estatuto da Juventude, em tramitação no Congresso Nacional. É fundamental que uma nova discussão aconteça e defina quais são os direitos da juventude, as políticas e programas prioritários para garanti-los, respeitando sua pluralidade e incluindo as comunidades tradicionais.
Para democratizar a participação na 2ª Conferência Municipal de Juventude, a comissão organizadora está realizando um mapeamento de todos os grupos e instituições existentes no município que trabalhem políticas juvenis e que estejam em atividades há pelo menos 06 meses e a partir daí realizar o credenciamento de participantes e delegados para a conferência. Os grupos que desejarem participar desse momento, devem preencher um cadastro no período de 22 a 26 de agosto de 2011 na sede da Ouvidoria do Município situada na Pça. da Matriz, em horário de 7:30hs as 11:30hs e de 13:30hs às 17:30hs.
Não fique de fora desse debate!
Mais informações através dos telefones e e-mails abaixo:
Sec. do Esporte e Juventude: 88 3581-1258
Idevan Martins (Presidente do CMJ): 9205-2298  idevan2006@yahoo.co.br
Eloneudo Oliveira (COM): 9421-5364/9699-9937 eloneudoo@yahoo.com.br

Por Eloneudo Oliveira
Célia Maria Freitas Guedes Amorim
Articuladora do Selo Unicef

Credits
Paulo Jefferson Mendonça de Luçena
(88) 9290-0773