Educação de Iguatu é contemplada com projeto de inclusão para deficientes visuais

A Secretaria da Educação de Iguatu foi contemplada no último dia 04 de fevereiro com o projeto ‘Inclusão no mundo da cultura através do acesso à escrita e à leitura em Braille’ pela Associação Brasileira de Assistência ao Deficiente Visual –Laramara em parceria com o Ministério da Cultura. Este projeto é pioneiro no Brasil.

Dentre 700 associações e escolas foram beneficiadas com esse projeto através de pesquisa, as 250 que possuem prioridade em desenvolver programas de educação especial para crianças e jovens cegas, com baixa visão ou múltipla deficiência, com foco em inclusão no mundo cultural.

Iguatu por já desenvolver este trabalho desde 2005 foi um dos municípios escolhidos para receber este material como conta Benildes Uchoa, secretária da Educação. “Esse projeto tem como objetivo garantir o acesso da pessoa com deficiência visual seja ela criança, jovem ou adulto, ao mundo cultural, através do sistema de escrita e leitura tátil pelo sistema Braille, ou seja a máquina de escrever em Braille que proporciona a igualdade de oportunidade e participação ativa nas ações culturais. E isso vem sendo distribuídas em todas as regiões político-administrativo do Brasil, priorizando os deficientes visuais matriculados em instituições e escolas da rede regular de ensino do sul, norte e nordeste, facilitando e promovendo de forma efetiva a inclusão na sociedade e participação ativa na cultura brasileira”, comentou Benildes destacando todo o empenho da administração municipal de poder proporcionar igualdade de direitos para todos os cidadãos. “Iguatu é referência regional e estadual em educação especial e educação inclusiva. Temos atualmente um número de matricula significativa de alunos portadores de deficiências visuais, com baixa visão e com deficiência associadas, atendidos por professores e instrutores de Braille formados e habilitados, aptos a desenvolver um trabalho de qualidade com o material recebido. Em nome de todos que fazem o  Núcleo de Educação Inclusiva da Secretaria da Educação, do prefeito Agenor Neto que não mede esforços para termos um Iguatu melhor através da educação, só temos a agradecer e referenciar  a Associação Laramara e o Ministério da Cultura pela atitude de contribuir imensamente com o processo de desenvolvimento intelectual e cultural das pessoas cegas, com baixa visão e com deficiências associadas em nossa cidade”, agradeceu Uchoa.

O kit é composto por duas máquinas Braille Tratapoint, duas alfhabraille, duas alfa-ima, duas brailindo,  dois jogo da memória adaptado, dois  dentro d’água, dois domine-formas, dois formas e números, dois frutiferas, dois text form, dois toque de letra, dois livros de brincar para todos e dois DVDs brincar para todos.

Por: Wandenbeg Belém

Secretaria de Saúde de Iguatu intensifica ações de combate à Dengue

A Prefeitura Municipal de Iguatu, por meio da Secretaria de Saúde e com o apoio das demais secretarias, lançou nesta segunda feira, 21/02, o Plano de Intensificação das Ações de Combate à Dengue. O Objetivo do plano é formar parcerias entre as instituições e a comunidade, para a realização de ações educativas, e principalmente conscientizar a população para que todos assumam as suas responsabilidades no combate ao mosquito da Dengue.

A primeira reunião aconteceu as 14h, na capela de Santa Luzia, localizada na Rua 15 de Novembro, no bairro Flores, e contou com a presença do vice-prefeito João Alencar, do secretário de saúde Joab Soares, da secretária de Gestão Célia Freitas, demais secretários, profissionais da saúde e líderes comunitários.

“Alguns focos estão sendo encontrados em objetos e utensílios de uso doméstico e diário, devido à falta de atenção e cuidados por parte dos proprietários ou responsáveis pelos imóveis. Por isso, é necessário que os moradores verifiquem diariamente seus imóveis e realizem os procedimentos no sentido de evitar a reprodução do mosquito, pois somente as ações devolvidas pelo Poder Público não são suficientes, é necessário que a população contribua para evitarmos ocorrências de casos de dengue, inclusive, em forma de epidemias”, alertou o secretário de Saúde de Iguatu, Joab Soares.

Ainda durante esta semana será criado o Comitê Municipal de Mobilização Social no Combate à Dengue, que será formado por membros de vários segmentos da sociedade civil organizada. 

 Fonte: Prefeitura de Iguatu

Proerd atende 2.400 alunos das escolas do município de Iguatu

Dois mil e quatrocentos é o número de estudantes que serão atendimentos no município de Iguatu em doze escolas da rede municipal este ano, através do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), desenvolvido em parceria com Governo do Estado através da Polícia Militar e pela Secretaria da Educação do Município.

No último dia 23 de fevereiro, às 17 horas, o comandante da 2ª Cia do 2º BPM, tenente coronel Jarbas Freitas participou do encontro com os pais de alunos. O evento foi realizado na Escola Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Bairro Joaquim Távora (Prado), e contou com a participação de representantes da Secretaria da Educação, dos soldados que ministram as aulas, Renato e Duarte, e pais de alunos.

Esse primeiro contato com os pais, segundo o comandante, é um chamamento para as famílias estarem mais presentes na escola contribuindo também com a formação educacional visando a uma vida melhor para os estudantes longe das drogas e de outros males que venham interferir na conduta como cidadão. “O Proerd é um programa capitaneado pela Polícia Militar e atinge todo o Brasil. Aqui em Iguatu, felizmente já estamos no segundo ano, crescendo de pouco mais de 700 alunos para 2.400 estudantes e isso tem provado que é um programa de sucesso e com esse projeto. Podemos dizer que é uma espécie de vacina para ensinar os jovens a dizerem não às drogas. Essa é uma função nossa da Polícia Militar: agir na prevenção da segurança pública. O projeto em si é iniciado com reunião com os pais, porque queremos ter a parceira dos pais, da escola e juntos com isso queremos evitar que os jovens ingressem no mundo das drogas. Um mundo tão nefasto e que tem cooperado por demais com a violência que vivenciamos hoje no país e principalmente no nosso Estado, na nossa Região”, disse o comandante, mostrando a visão do programa em defesa da vida.

O diretor da Escola Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, professor Nonato Pereira falou com alegria da iniciativa da Secretaria da Educação em proporcionar para os estudantes iguatuenses a formação especial através do programa desenvolvido pela Polícia Militar. “Vejo como uma importância muito grande essa implantação do Proerd nas escolas do município porque vai ser feito um trabalho na raiz da situação que são as crianças, os alunos. Eles é que também vão repassar para seus pais, seus familiares, sua comunidade o que irão aprender ao longo dessa formação que dura um ano. Podemos destacar também o empenho do prefeito Agenor Neto e da secretária Benildes Uchoa de trazerem para dentro de nossas escolas projetos de tamanha importância como o Proerd”, declarou.

Na oportunidade os pais foram informados de toda metodologia do programa com palestras dos soldados Renato e Duarte, que ministram a formação ao longo do ano. 

PROERD - O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) tem como base o D.A.R.E. (Drug Abuse Resistance Education), e foi criado pela professora Ruth Rich, em conjunto com o Departamento de Polícia da cidade de Los Angeles, EUA, em 1983. Atualmente o programa está presente nos cinquenta estados americanos, e em cinquenta e oito países.
No Brasil, chegou em 1992 através da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. Desde 2002 se encontra em todos os Estados brasileiros.

Redação: Wandenberg Belém

Comissão Pró-Selo Unicef avalia as Políticas Municipal para Criança e Adolescente

p
A comissão Pró-Selo Unicef esteve reunida durante todo o dia da sexta-feira, 04/03, na sede do NICA - Núcleo Integrado da Criança e do Adolescente, na Praça da Matriz. O encontro tece como objetivo avaliar a política municipal da Criança e do Adolescente. O encontro é realizado com dois técnicos de cada secretaria municipal, representantes dos conselhos municipais e instituições não governamentais visando observar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). Na oportunidade a articuladora do Selo no município, Célia Freitas, falou um pouco  sobre o que já foi desenvolvido e apresentou sugestões para os cronogramas que serão desenvolvidos neste mês e em abril, visando à continuidade durante todo esse ano e em 2012. Na oportunidade a presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Lucivanda Teixeira, ressaltou a importância do trabalho que vem sendo desenvolvido pela comissão, visando à conquista do Selo Unicef em 2012.
O Plano Municipal voltado para as políticas da Criança e do Adolescente foi desenvolvido a partir do primeiro fórum comunitário essa reunião foi o primeiro momento de avaliação do Plano. Até 2012 sistematicamente a comissão irá se reunir para avaliar todas as ações desenvolvidas e as que não foram realizadas em cada eixo tendo como olhar a administração, mas também as instituições da sociedade civil organizada. “É com o objetivo de avaliar o que estamos crescendo, o que devemos melhorar, construir as ações para este ano, principalmente para o mês de março e abril que estivemos reunidos durante esse dia muito proveitoso”, avaliou Célia Freitas.

Segundo Célia Freitas, o processo de conquista do Selo Unicef é um longo caminho e que precisa a interações e participação de todas as secretarias, todos os demais participantes e sociedade civil organizada porque são políticas de ações continuas que vão sempre crescendo. “Estamos caminhando. O Selo Unicef antes de tudo é uma conquista de superação. Não é uma competição entre os municípios, é o município se olhar e avaliar como ele caminha os seus indicadores que devem crescer em relação ao seu próprio desempenho. É um momento de avaliação e de acompanhamento municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Estamos dentro dos grupos que continuam competindo, participando do programa. Já fizemos o fórum, estamos acompanhando os indicadores. Cada secretaria faz isso sistematicamente. Agora para o mês de abril está previsto fórum quando cada secretaria vai se olhar, se auto-avaliar. O Selo Unicef é isso: olhar pra si mesmo com olhos críticos, o que vamos fazer para melhorar”, disse.
Célia demonstra preocupação com um indicador observado pela comissão: os índices de mortalidade entre os jovens. “Observamos que precisamos abordar muito sobre a questão da morte prematura de jovens de 12 a 29 anos. Tem crescido muito esse dado de adolescente que morrem vítimas do trânsito, das drogas, da violência. Nesse indicador devemos melhorar. Infelizmente é um dado que cresceu no município de Iguatu, o caso de morte relacionadas a problemas externos. Não podemos dizer que todos indicadores cresceram ou caíram, é um processo variável, mas estamos acompanhando de perto, e pensando em alternativas para que melhore e garanta os direitos da crianças e dos adolescentes em nosso município”, concluiu.
           
Wandenberg Belém/Secom

Ensaio Aberto do “Arena Musical”

Agora suas noites de domingo serão mais animadas. Você e sua turma terão mais um espaço para se ouvir e curtir música alternativa.
O Projeto Arena Musical trará todos os meses a Praça da Matriz o que acontece no cenário musical Iguatuense. Bandas independentes e anônimas terão um local para mostrar seu trabalho.
A Banda Efeito Indutivo fará ensaio aberto ao público no dia 22 de fevereiro no Teatro Municipal Pedro Lima Verde às 19h.
Na ocasião será realizada uma mesa redonda com a Banda para falar sobre seu histórico, além de uma prévia do que acontecerá no show.
Este mês o Projeto Arena Musical trará ao palco a Banda Efeito Indutivo.
Este projeto é uma realização da Secretaria da Cultura e Turismo de Iguatu com a supervisão da Escola de Música Popular Humberto Teixeira. O próximo show acontecerá no domingo, dia 27/02 às 20h na Praça da Matriz.

Por: Edimar Freitas
Assessor de Comunicação Secretaria da Cultura e Turismo de Iguatu

II Mostra de Cinema de Iguatu

Tem inicio hoje a partir das 19h aqui em nossa cidade a II Mostra de
Cinema de Iguatu, projeto idealizado pelos jovens César Teixeira e
Kamille Costa. Diversos filmes, curtas, médias e longas metragens de
produções nacionais e cearenses integram a programação que prossegue
até domingo, 13. Desde já convido vocês para prestigiarem também uma
exposição fotográfica que faz parte das ações desse projeto onde
constarão algumas fotos minhas, de Michel Prudêncio e de Gardevânia
Farias, na galeria do SESC.

A entrada para para assistir aos filmes é 1 kg de alimento não
perecível. As exibições aconteceram no Sesc e no Teatro Pedro Pedro
Lima Verde.

Wandenberg Belém.

Mais informações - 88 3581 - 1130 Falar com Patrícia Vênus.

ADIADO Chá Cultural Especial Mulher


A III Edição do “Chá Cultural Especial Mulher” realizada pela Secretaria Municipal da Cultura e Turismo que estava marcada para a próxima sexta(4), foi adiada para a semana seguinte. O projeto que é realizado anualmente busca homenagear mulheres que constituem e preservam a pluralidade cultural de Iguatu. Dentre elas artistas e praticantes da cultura popular. Este ano a temática de homenagem são “As Guardiãs da Memória das Práticas Religiosas”. No próximo dia 11 de março subirão ao palco mulheres que compõe a pluralidade religiosa de Iguatu.
“O “Chá Cultural Especial Mulher” é uma ação que valoriza as diversas práticas culturais e requer uma maior atenção do público, sentimos a carência da confirmação da presença de um maior número de pessoas, devido o mesmo ser as vésperas da maior festa popular e tradicional do Brasil. Observando isso resolvemos adiar o evento para o dia 11 de março”, disse Diana Mendonça, Secretária da Cultura e Turismo de Iguatu.
O evento acontecerá no Teatro Municipal Pedro Lima Verde a partir das 19h e contará com a entrega de comendas por autoridades locais, exibição de filmes e apresentação de esquetes teatrais. Logo após a cerimônia, no hall de entrada do Teatro, será oferecido um chá a todos.

Por: Edimar Freitas
Assessor de Comunicação
Secretaria da Cultura e Turismo de Iguatu

Mais uma Edição da “Feira do Empreendedor” em Iguatu


A Secretaria Municipal do Trabalho e Empreendedorismo em parceria com a Secretaria Municipal da Cultura e Turismo realizaram no último sábado(26/02), mais uma edição da “Feira do Empreendedor” fortalecendo investimentos financeiros de vinculo cultural como artesanato, gastronomia tradicional regional e outros meios de arte e cultura. A Feira aconteceu na praça da Matriz, e na ocasião a Banda Senssasamba apresentou seu show anunciando o carnaval.

Por: Edimar Freitas
Assessor de Comunicação
Secretaria da Cultura e Turismo

Programa “A Hora da Banda Passar” visita a Escola N. Sra. do Perpétuo Socorro


A Escola N. Sra. do Perpetuo Socorro receberá neste dia  11 de março às 16hs o concerto do programa “A Hora da Banda Passar” que neste mês de março completa um ano. Um concerto orquestrado pelo Maestro Francisco Prudêncio de Oliveira, Maestro da Banda Municipal de Iguatu, e vem incentivando entre crianças e adolescentes de Iguatu o estudo pela música.
“O Programa vêm como forma de preservar as tradições das bandas de música no Estado do Ceará, assim como proporcionar o acesso aos estudantes a oportunidade de assistir concertos musicais, assim instigando os alunos a estudarem música e até mesmo incentivar desde pequeno o apoio as manifestações cultura local”, disse a Secretaria Adjunta da Cultura e Turismo, Selma de Jesus.

Por: Edimar Freitas
Assessor de Comunicação
Secretaria da Cultura e Turismo de Iguatu
Célia Maria Freitas Guedes Amorim
Articuladora do Selo Unicef

Credits
Paulo Jefferson Mendonça de Luçena
(88) 9290-0773