Projeto "Festejando com Saúde" reduz mortalidade infantil


Os grandes projetos, muitas vezes, surgem de pequenas idéias, que cultivadas ao seus extremos conseguem evoluir para grandes resultados. E foi isso que aconteceu no PSF do bairro Veneza, em Iguatu, com a implantação do Projeto Festejando com Saúde, uma idéia pioneira no Centro-Sul do estado.

Instalado em março de 2007, na comunidade, e com o apoio da Secretaria de Saúde do Município, trimestralmente o posto comemora o aniversário de um ano das crianças atendidas, uma celebração que une as famílias e serve também para comemorar o êxito do trabalho dos profissionais de saúde da unidade do PSF. No início, alguns profissionais da própria equipe e algumas mães resistiam à idéia de realização das festinhas, mas a idéia deu certo e a postura inverteu-se. Desde então os objetivos a que o projeto se propõe vem sendo alcançados: o tempo de aleitamento materno foi aumentado; os casos de desnutrição infantil e o número de óbitos em crianças menores de um ano de idade foram reduzidos a zero.

Nesta sexta-feira (16), novamente toda a equipe do PSF da Veneza conseguiu reunir as mães, muitas sem condições financeiras de realizar o aniversário do filho, e ofereceu uma festinha completa, com mesa decorada, lembrancinha, bolo, comidas, bebidas, além do tradicional "parabéns pra você", além das fotos para recordações.

Como surgiu a idéia
A enfermeira chefe da unidade, Karinne Duarte, responsável pela implantação do Festejando com Saúde, lembra que o projeto nasceu quando, em 2007, uma mãe, moradora do bairro, convidou crianças para a festinha de primeiro aniversário do filho, mas, em face das dificuldades financeiras, desistiu e foi obrigada a cancelar os convites de casa em casa. "A partir desse fato, tivemos a idéia de fazer a festa no próprio posto", contou. "Pedimos a participação, apoio e doação de outros moradores e de comerciantes".

A idéia deu certo a partir da solidariedade dos moradores e comerciantes do bairro. A festinha repetiu-se três meses depois, incluindo todas as crianças que comemoravam primeiro aniversário no período. "Na verdade, a gente faz duas celebrações", explica Karinne Duarte. "Comemoramos o aniversário das crianças e o êxito das nossas ações em vacinação, aleitamento materno, acompanhamento desde o pré-natal das gestantes", comenta.

Projeto modelo
O sucesso do projeto transformou o posto em uma unidade modelo, fazendo com que outras unidades de saúde do município adotassem a mesma idéia.

fonte: Iguatu Noticias

Programa social fará acompanhamento de crianças de 0 a 6 anos


Com o objetivo de ampliar a rede de proteção social e complementar as ações empreendidas pelo Programa de Acompanhamento do Desenvolvimento Infantil (Padin*) neste município, foi lançado no último dia 16 de abril, com a presença do prefeito municipal, Agenor Neto, o Projeto Madrinhas do Desenvolvimento Infantil.

O projeto é uma iniciativa da Prefeitura de Iguatu em parceria com a Secretaria de Assistência Social, e acompanhado pelo CRAS e CMAS, e tem a finalidade de desenvolver ações que visem atender as necessidades básicas das crianças de 0 a 6 anos de idade, onde as doze pessoas (madrinhas) escolhidas farão um acompanhamento complementar, quase diário, nos aspectos do desenvolvimento da saúde, educação e lazer, para as crianças residentes na Vila Neuma e Vila Moura, localidades alcançadas pelo Programa.

Sob a coordenação da Dra. Aparecida, o programa vai propiciar e garantir para as crianças nascidas uma melhor qualidade de vida, passando dessa forma a protegê-las durante a sua primeira infância. "Uma idéia encantadora e desafiadora", como assim falou a secretária de Ação Social, Célias Freitas, que discursou durante o evento.

O prefeito Agenor Neto, durante o seu discurso enfatizou a importância de mais uma ação em prol das crianças do município, principalmente dessa idéia tão inovadora surgida durante a sua administração. "Nesses 5 anos nós conseguimos reduzir a mortalidade infantil em mais de 45%, isso quer dizer gente, que as nossas criancinhas que estão aqui, antigamente morriam, porque não tinham o trabalho que é feito hoje pela prefeitura de Iguatu. Isso são os nossos filhos que estão tendo uma oportunidade de vida. Nós estamos hoje apresentando ao Iguatu, ao Ceará e com certeza ao Brasil, essas 12 madrinhas que terão uma responsabilidade enorme, e que foram escolhidas por critérios técnicos e não políticos, e com certeza irão corresponder ao objetivo proposto", disse agenor Neto.

Além do prefeito Agenor Neto, a solenidade ainda contou com a presença do coordenador do Padin, Éritron Araujo, da secretária de Ação Social, Célia Freitas, demais secretários, vereadores, e da comunidade em geral.
Célia Maria Freitas Guedes Amorim
Articuladora do Selo Unicef

Credits
Paulo Jefferson Mendonça de Luçena
(88) 9290-0773