Cultura nas Férias



O mês de Julho foi recheado de atividades culturais voltadas para crianças e adolescentes de Iguatu preenchendo seu espaço de férias escolares, o Cine Telha espaço cultural que funciona no Teatro Municipal Pedro Lima Verde semanalmente recebeu estudiosos do cinema brasileiro a fim de debater e discutir as obras cinematográficas contidas em seu acervo. O grupo Nossa Cara recebeu capacitação a fim de formar uma mente critica nos membros do grupo foram discutidos conceitos de cultura e até mesmo motivação e formação institucional, a Banda IN Groove também teve seu momento onde gravou seu primeiro DVD intitulado de “IN Groove Gravando Ao Vivo” e nesse momento esta em processo de edição aguardado ansiosamente por seu público. O palco do Arena Musical recebeu mais uma atração de Iguatu desta vez foi a banda “Projeto Paralelo” uma ação de músicos que se reuniram para refazer a musicalidade tocada na boa musica brasileira.
Os Capoeiristas tiveram seu primeiro encontro nacional onde contou com a participação de vários estados brasileiros e vários grupos e o palco do Teatro Municipal Pedro Lima Verde recebeu esse grande encontro da raiz cultural brasileira desta vez representada pela capoeira.
As férias da Criançada estiveram garantidas com os projetos Férias na Biblioteca e Férias no Museu que atendeu criança de diversos projetos sociais de Iguatu como PETI, PRO JOVEM Adolescente, Abrigo Domiciliar e outros mais, ações como visitas guiadas, contação de histórias, brincadeiras infantis, karaoquê, pintura de rosto e muita leitura e diversão.
O Distrito de Alencar recebeu o projeto Garota Férias uma realização da Associação de Moradores e da Rádio Alencar FM onde foi escolhida a garota Férias e muita animação com a Banda Pele Morena.
O mês de Julho se despediu com a terceira edição da Expo Leite que movimentou o mercado agropecuário de Iguatu e Região centro sul a juventude pode visitar e acompanhar os leilões de animais de criar expostos na feira à animação ficou por conta das Bandas Pele Morena, Banda Skema e Babado Novo e o grande show do Programa Férias no Ceará da cantora Zélia Duncan que atraiu ainda mais a juventude para esse evento.
Mensalmente a Secretaria da Cultura e Turismo realiza programação cultural para a população Iguatuense visando o acesso a cultura e proporcionando uma melhor formação de platéia.

Secretaria de Cultura promove “Férias na Biblioteca” em Iguatu

Mais um ano de movimentação na Biblioteca Municipal. Com uma semana de programação e trazendo várias atividades, esperamos despertar em cada criança a vontade de brincar e aprender também em um período dedicado ao descanso.
Brincar de ser cantor (a), de curtir muitas emoções ao escutarmos uma historinha, de sentir o friozinho bom na barriga esperando nossos heróis vencerem ao final do filme, de inventarmos ser grandes pintores colorindo nossos desenhos, de aproveitar nossas vaidades com pinturas para nos enfeitarmos, sabendo que tudo isso são apenas pequenas atividades proporcionadas que podem  fazer a muitos pequeninos mais felizes.
É com esse intuito que a Secretaria da Cultura e Turismo de Iguatu, juntamente com a Biblioteca Pública Municipal Dr. Matos Peixoto tenta a partir destes momentos proporcionar a cada criança a satisfação de poder fazer o que todas elas gostam: aprender brincando, e tentando fazer com que não se percam brincadeiras tão divertidas, muitas vezes substituídas apenas pela ociosidade ou pela tela de um computador. A nossa satisfação seria que esta juventude a se formar entenda que o que é bom tem que ser bem tratado mas na precisa ser substituído.
Atividades tais como: Contação de histórias, desenhos para colorir, pinturas artísticas, decoração de unhas, karaokê e exibição de filmes infantis.
As “Férias na Biblioteca” acontecerá de 25 a 29 de julho, durante o período da manhã, com a abertura no dia 25/07 na Biblioteca  no distrito de Alencar e nos demais dias na Biblioteca Pública Municipal Dr. Matos Peixoto.

Por Michel Prudêncio

Escolas municipais que atingiram o índice do SPAECE ALFA/2010 recebem prêmio de reconhecimento




A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação, realizou neste sábado (18), às 20 horas,  solenidade de reconhecimento ao Mérito às escolas da rede municipal de ensino pelo bom desempenho alcançado no resultado do SPAECE ALFA/2º Ano, nas avaliações realizadas no ano de 2010.

O evento foi realizado nas instalações do Clube Recreativo Iguatuense, e contou com a presença do prefeito municipal Agenor Gomes de Araujo Neto, da secretaria de educação, Benildes Uchoa, demais secretários municipais, vereadores, diretores de escolas e professores.

Durante o seu discurso o prefeito Agenor Neto agradeceu a toda a equipe da educação pelos avanços alcançados no ano passado, e pediu mais empenho para que nos próximos anos haja uma evolução muito mais abrangente, para que todas as escolas possam atingir os níveis desejáveis a que tanto a sua administração tem buscado. "Hoje estamos premiando dezoito escolas que atingiram os níveis desejados nessa avaliação do Spaece, mas espero que amanhã possamos estar premiando 100% das escolas de Iguatu, porque acredito na força de todos vocês, apesar de entender que esses números hoje aqui apresentados ainda estão muito longe de chegar ao objetivo que todos nós queremos para as crianças do nosso município", disse Agenor Neto.

ESCOLAS PREMIADAS POR ORDEM DE PONTUAÇÃO NA AVALIAÇÃO SPAECE/2010


    EEF. Antonio Cipriano
    EEF. Osmindo M. de Souza
    EEF. Carlota Távora
    EEF. Tomé de Souza
    EEF. Domingos Felix Teixeira
    EEF. Marta Maria Sobreira
    EEF. Antonia Maria das Neves
    EEF. Joaquim de Souza Pinto
    EEF. José Eriton Barros Costa
    EEF. Luis Vieira da Mota
    EEF. Antonio Cirilo de Oliveira
    EEF. Maria Irismar M.Matos
    EEF. José Cardoso de Araújo
    EEF. Geremias Felipe
    EEF. Mário Parente Teófilo
    EEF. Judite Cavalcante
    EEF. Luiza Bezerra de Souza
    EEF. São Sebastião


SOBRE A PREMIAÇÃO

Esse reconhecimento estende-se aos professores do 2º e 5º ano, Núcleos Gestores e Equipe Técnica da SE que juntos desenvolveram inúmeras ações para fortalecimento da prática pedagógica e conseqüentemente da melhoria nos resultados da aprendizagem.

Logo após o encerramento da solenidade foi realizado o "Arraiá da Educação", onde aconteceu uma confraternização junina com a equipe da educação e todos os convidados.

Centro-Sul discute Segurança Alimentar

Quatorze municípios participam, nestas terça e quarta-feira (21 e 22), da Conferência Territorial de Segurança Alimentar e Nutricional do Centro-Sul, realizada no auditório da Escola de Música Popular Humberto Teixeira, na cidade de Iguatu.

Os participantes do encontro vão escolher 30 delegados que participarão da Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, a ser realizada no período de 24 a 26 de junho, em Fortaleza.

A luta por acesso à alimentação para famílias de baixa renda já dura cerca de duas décadas no Brasil. Começou com as campanhas de solidariedade Natal sem Fome, por iniciativa do sociólogo Betinho. E somente em fevereiro do ano passado passou a integrar um direito constitucional. "A população precisa conhecer os seus direitos e os Municípios têm de ampliar e melhorar as suas políticas públicas ofertando alimentação saudável para as famílias pobres", observou a vice-presidente do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Ceará (Consea), Regina Praciano.

Para o presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar de Iguatu, Leandro Lopes, o momento é muito importante, pois gera uma oportunidade para os municípios fazerem uma avaliação e posteriormente definir estratégias sobre as políticas públicas de segurança alimentar. 

Ele lembra que no município de Iguatu, vários programas já foram implantados em parceria com o Governo Federal, destacando o programa de aquisição e distribuição de produtos oriundos da agricultura familiar, que agora será reforçado com a implantação do Banco de Alimentos, um projeto inédito no Ceará, aprovado pelo MDS, com um custo de R$ 450 mil, que será utilizado para a construção do prédio, aquisição de equipamentos, móveis e utensílios, ficando a gestão e manutenção a critério da Prefeitura. "Vamos implantar um complexo de segurança alimentar que vai receber os produtos vindos da agricultura familiar, adquiridos pela Prefeitura, e distribuídos para a merenda escolar e programas assistenciais", explicou.

Secretaria de educação promove férias interativas





Durante todo o mês de julho as escolas da rede pública municipal de Iguatu realizam uma série de atividades direcionadas aos alunos.

O Projeto Férias Interativas é desenvolvido pelos monitores do Projeto Bolsa Jovem Monitor e do Programa Mais Educação, sob supervisão dos diretores das escolas e técnicos da Secretaria da Educação. Trata-se, portanto, de oportunizar ao aluno e à escola situações de ensino-aprendizagem voltadas aos alunos que, ao longo do semestre, apresentaram dificuldades de aprendizagem nas áreas de linguagem e matemática. As atividades utilizam jogos pedagógicos, práticas de leitura escrita e cálculo.

Utilizam três espaços: salas de aula, centros de multimeios e laboratório de informática. Também são ofertadas atividades recreativas e esportivas, oficinas de história em quadrinhos, capoeira, horta escolar, teatro, dança, jornal escolar e rádio.

O presente projeto justifica-se pela importância de ser um instrumento didático de apoio didático e pedagógico para suprir dificuldades relacionadas à leitura e interpretação de textos, detectadas em alunos leitores, que nem sempre são possíveis de serem sanadas no dia-a-dia da sala de aula, tendo em vista que a atenção individual nem sempre é possível de ser feita pelo professor.

Informações sobre o projeto: (88) 3581 6002 com Lauriana, Francisco ou Gerisane.

"Roda de Conversa" promove inclusão de alunos com deficiência nas escolas públicas




O Núcleo de Educação Inclusiva da Secretaria da Educação de Iguatu promove Roda de Conversa na Escola de Ensino Fundamental José Rodrigues, solicitado pelo seu Núcleo Gestor, para pais e professores com o intuito de fortalecer o processo de Educação Inclusiva daquela Instituição de Ensino na tentativa de promover uma inteiração harmônica e parceira entre os alunos e toda a comunidade escolar.

Quebrar paradigmas, vencer barreiras, eliminar preconceitos.  Esse é o Lema de Trabalho que a EEF José Rodrigues defende. Para tanto, se faz necessário um trabalho conjunto de um tripé que é fundamental para o sucesso de uma Educação de Qualidade para todos: Escola, Família e Saúde.

Guiado por slides que exibiam a interação e a espontaneidade entre alunos em diversas escolas, independente das suas diferenças, que em “alguns” eram bem notórias. A partir daí, os pais foram se sentindo mais a vontade e a conversa se tornou franca. Cada pai falou do seu dia a dia, das angústias e ansiedades, das batalhas vencidas e decepções sofridas na busca de dias melhores para seus filhos com deficiência. Além de disso, os pais assumiram o compromisso de junto com a escola, lutar por uma Educação Inclusiva de Qualidade para Todos.  Independente de seu filho ter, ou não deficiência.

O referido encontro, organizado e conduzido pelas Técnicas Pedagógicas Especialistas em Educação Especial e Psicopedagogia, Nilça Queiroz e Zulene Venâncio, que contaram com o apoio e participação da Coordenadora da Educação Especial/Inclusiva Ana Neudsa Gurgel, e a Psicopedagoga Damiana Ferreira que desenvolve um trabalho direcionado para as crianças com dificuldade de aprendizagem nas escolas da rede municipal.

A equipe norteou idéias e compromissos firmados pela comunidade escolar daquela instituição de ensino que visa uma Educação Inclusiva de Qualidade, considerando suas especificidades para o aprendizado, o acúmulo de conhecimentos e de igualdade de condições, respeitando, e legitimando as diferenças para dar maior ênfase às habilidades, ao invés de permitir que se sobressaiam às dificuldades do alunado com deficiência.  

Nilça Queiroz

Pedagoga/Psicopedagoga

Núcleo de Educação Especial

Contato: (88) 8844-7228   

Iguatu realiza a 5ª Conferência Municipal de Saúde


A Prefeitura de Iguatu, através da Secretária Municipal de Saúde, e Conselho Municipal de Saúde, realizou na última segunda-feira, 04, a 5ª Conferência Municipal de Saúde. O evento teve início às 09 horas no Cine Teatro Pedro Lima Verde. O tema escolhido para este ano foi “Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social, Política Pública, Patrimônio do Povo Brasileiro”, e deve propor novos rumos para o SUS (Sistema Único de Saúde). 

O evento reuniu um grande público, formado por representantes da sociedade civil organizada, servidores municipais e estaduais, profissionais de saúde, comunidade científica e prestadores de serviços.

Na abertura do evento estiveram presentes as seguintes autoridades: governador em exercício, Domingos Filho (PMDB); prefeito de Iguatu, Agenor Neto; secretário de saúde do estado, Arruda Bastos; secretário de saúde municipal, Joab Soares; Alexandre Almeida do Ministério da Saúde e demais autoridades que comporam a mesa.

No seu discurso inicial, o prefeito Agenor Neto manifestou sua grande satisfação com os avanços obtidos na saúde até o presente momento, e lembrou do grande esforço realizado por todos os que já passaram pela secretaria de saúde do município. "Desde que assumimos os destinos deste município, sabíamos que para atingir os objetivos almejados, teríamos que envolver todos os seguimentos da população. Não foi uma luta fácil, mas com o esforço extraordinário de todos, hoje podemos contemplar os grandes avanços, como a queda nos índices da mortalidade infantil, que é sem dúvida o maior prêmio que eu poderia receber como gestor", disse Agenor Neto.

O governador em exercício, Domingos Filho, ressaltou a grande importância daquele momento para o fortalecimento das relações do estado com os municípios e entidades, destacando o grande compromisso da gestão do prefeito Agenor Neto, que através de uma administração humana e participativa, tem conseguido alcançar muitos resultados positivos, o que torna o município uma referência para todo estado do Ceará. "Fiz questão de atender ao convite do prefeito Agenor e do secretário Joab para participar desse evento, e juntamente com todos vocês me orgulhar com esse memorável índice que deixa o município de Iguatu a fazer inveja, quando atinge esse formidável resultado na queda da mortalidade infantil, números só atingidos em países de primeiro mundo", avaliou o governador em exercício. A mesma opinião foi reforçada pelo secretário de saúde do estado, Arruda Bastos, que durante a sua fala reconheceu os avanços na saúde deste município. "Essas 30 pré-conferências realizadas nos distritos deste município, nos mostra exatamente o avanço do controle social, o avanço de todos aqui no Iguatu em busca de uma saúde melhor", disse Arruda Bastos.

 secretário de saúde, Joab Soares, falou para os presentes, e ressaltou a importância da conferência como um instrumento inovador, que reúne os vários desejos de um povo, que opinou, e que muito em breve terão a oportunidade de colher os resultados nas suas diversas formas, a partir do grande instrumento final que será a 14ª Conferência Nacional, a ser realizada no período de 30 de novembro a 04 de dezembro, em Brasília. "Durante 30 dias a nossa equipe esteve nas comunidades, nos lugares mais distantes, superando dificuldades, tentando e conseguindo reunir a comunidade, para que mais uma vez no nosso município, o povo pudesse ser ouvido nos seus anseios, nas suas necessidades, nas dificuldades, para que a gente pudesse refletir e colocar dentro de um instrumento de grande força de desenvolvimento de um povo, de busca de recursos, de ditames dizendo aonde é que o povo de Iguatu quer chegar com a construção de projetos, que é exatamente a elaboração do nosso plano municipal de saúde", disse Joab Soares, que no final apresentou o Cartão Saúde, sistema implantado pela prefeitura de Iguatu, que vai possibilitar uma melhoria na dinâmica de marcação de consultas, exames e outros.  

A conferência

A Conferência Municipal de Saúde tem como uma das principais metas cumprir as diretrizes essenciais do SUS estabelecidas pela Constituição Federal de 1988, que garante a participação da comunidade. 

A conferência de saúde acontece em três etapas: a municipal, estadual e nacional. Para cada edição é escolhido uma temática central, que propõe a reflexão sobre a conjuntura política, social e econômica do país. Neste ano a proposta do eixo temático é “Acesso ao Acolhimento com Qualidade: um desafio para o SUS”. 

Para orientar melhor as exposições e debates, o tema de discussão da 5ª Conferência foi dividido em quatro eixos: 1º - Acesso ao acolhimento com qualidade um desafio para o SUS; 2º - Política de Saúde na Seguridade Social; 3º Participação da comunidade e controle social e o 4º eixo: Gestão do SUS. 

Para cada uma dessas etapas serão preparados relatórios com as propostas aprovadas pelos participantes, e em seguida encaminhadas à conferência estadual.

Aposentado incentiva o hábito da leitura em Iguatu

Uma iniciativa inédita procura contribuir para a divulgação da leitura de obras novas e usadas entre os moradores desta cidade, localizada na região Centro-Sul. Há cinco anos, o aposentado do serviço público estadual, Eliomar Alves, transformou uma sala da casa dele, que dá acesso direto à Rua 15 de Novembro, no Centro, em uma espécie de sebo ou livraria informal. A novidade é o aluguel das obras literárias. Essa modalidade tem despertado e atraído a atenção dos leitores.

O gosto pela leitura de obras clássicas da literatura nacional e estrangeira, em particular por biografias, cultivado ao longo da vida, contribuiu para que na terceira idade, Eliomar Alves, encontrasse uma forma de ocupar o tempo, com atividade laboral e de lazer.
O projeto começou pequeno com reduzido número de volumes, mas hoje se expandiu e já ocupa meia dúzia de prateleiras, na sala que lembra mais um corredor comprido.

Volumes

Não há uma organização com critério bibliotecário, mas o aposentado sabe onde encontrar cada volume, dispostos nas prateleiras, e guardados em sacos plásticos para evitar a poeira. O preço do aluguel de qualquer obra é de R$ 0,20 por dia. Esse mesmo valor é mantido desde o início do projeto. “Não é um empreendimento para dar lucro, mas uma forma de lazer ocupacional e cultural”, explica Eliomar Alves. “O meu objetivo é contribuir com a leitura e a minha preocupação é que os jovens deveriam ler mais”.

Gosto pela leitura

Na estatística particular do livreiro, os que mais compram e alugam livros são pessoas acima de 40 anos. “Parece que os jovens não gostam mais de ler livros”, observa. “Existem muitos poemas bons, histórias interessantes que são desconhecidas pela juventude”. Em poucos minutos de conversa, o idealizador do projeto relaciona vários autores e livros que aponta como fundamentais para a formação do conhecimento cultural.

O preço de venda dos livros é variável e o livreiro não se limita a ficar sentado, esperando a visita de um possível comprador. Diariamente, coloca algumas publicações em uma sacola e percorre ruas do Centro da cidade, oferecendo as obras para compra ou aluguel. “Ainda hoje existem aqueles que se surpreendem quando falo em alugar livro, pagando um valor diário”, comenta ele. “A maioria prefere comprar”.

Satisfação

Apesar das dificuldades e do limitado número de leitores, Eliomar Alves disse estar satisfeito com o trabalho que faz e quer se manter na atividade por mais tempo. Não pensa em parar e sempre está adquirindo publicações novas ou usadas. O sebo é o primeiro da região e surge numa época em que as livrarias não resistiram nas pequenas cidades e o acesso ao computador e à Internet avança a cada mês.

Fazer pesquisas, consultar biografias e estudar disciplinas escolares está mais fácil e rápido, a um simples clique na página para que milhares de opções surjam na tela do computador e um mundo diversificado de informações chegue ao pesquisador, mesmo que os estudantes não leiam e se limitem a copiar, colar e imprimir o trabalho.

“Ler bons livros é um hábito que deve ser cultivado e multiplicado”, frisa o livreiro, que quer manter a tradição. “A leitura nos faz viajar por sonhos, situações e lugares diversos e distantes”. Além de livros de literatura e didáticos, há algumas peças de artesanato e diversos quebra-cabeças à venda, com desafio. Quem conseguir montar em cinco minutos ganha o objeto.

MAIS INFORMAÇÕES

Sebo de Eliomar Alves
Rua 15 de Novembro, 173
Centro da cidade de Iguatu
Região do Centro-Sul



HONÓRIO BARBOSA
Para o Diário do Nordeste

Iguatu realiza caminhada para comemorar 21 anos do ECA

Eca foi promulgado em 1990, após mobilização que pedia a defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) está completando no dia de hoje, 21 anos da sua criação. Uma lei criada para garantir os direitos e deveres das crianças e adolescentes. Para comemorar a data, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente deste município, realizou uma caminhada pelas ruas da cidade, e em seguida, na sede do Núcleo Integrado – NICA, foi celebrado um ato religioso com a presença do padre Lázaro, que fez a benção e em seguida aconteceu o já tradicional corte do bolo.

No local, representantes de diferentes órgãos de defesa dos direitos da criança e do adolescente estavam presentes. “Nós conselheiros que fazemos o” CMDCA, estamos promovendo esse dia em comemoração ao estatuto, que é a lei maior que garante o protesto das crianças e dos adolescentes, porque tem os seus direitos e seus deveres, e nós como cidadãos, como conselheiros e profissionais, precisamos conhecer esse estatuto para que possamos estar promovendo a garantia desses direitos, disse a presidente do CMDCA, Dra. Lúcia Vanda.

Para o vereador e líder do governo na Câmara, Aderilo Alcântara, esse é um momento importante, pois atualmente a violência e a discriminação contra as crianças e adolescentes ainda são muito intensas. "Precisamos que a sociedade abrace mais as causas de proteção às crianças e adolescentes, na questão da educação, da saúde, e em vários aspectos. Enfim são muitos desafios por esse Brasil afora, e aqui em Iguatu temos evoluído em várias questões, com uma boa infra-estrutura na educação, com CRAS, na assistência socila, e em outros equipamentos que são de extrema importância para garantir os direitos da criança e do adolescente", avaliou Aderilo.


ENTENDA

A Lei 8069, mais conhecida como Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), completa hoje 21 anos de promulgação e substituiu o antigo Código de Menores.

CMDCA lança Edital para processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar do município


O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Iguatu (CMDCA), no uso de suas atribuições legais e com base na Lei Federal Nº 8.069/90 - Estatuto da Criança e do Adolescente, e na Lei Municipal 115/90, alterada pela Lei Municipal Nº 1.544 de 27 de junho de 2011, torna pública a realização de processo de escolha do Conselho Tutelar deste município, mediante as condições estabelecidas, conforme edital em anexo.

CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA BAIXAR O EDITAL COMPLETO

http://www.iguatu.ce.gov.br/



Coordenadoria de Comunicação
Luiz F. de Vasconcelos

Atletas Iguatuenses se destacam nas Olimpíadas Escolares

Parte da Delegação que representou a cidade de Iguatu na fase Regional das Olimpíadas Escolares

No último final de semana o município de Iguatu participou das Olimpíadas Escolares fase Regional na cidade de Brejo Santo entre os dias 21 e 24 de julho, onde foram disputadas modalidades como, futsal, vôlei, basquete, handebol, atletismo, todos nos naipes masculino e feminino.
No evento esportivo classificavam-se apenas os primeiros colocados para a fase Estadual que será realizada na Capital cearense Fortaleza, prevista para 11 a 14 do mês de Agosto. Iguatu foi bem representado por escolas das unidades municipal, estadual, federal e particular, onde foram obtidas as seguintes colocações:

1º lugar vôlei masc. 15 a 17 Escola JBC, João Batista Campos
1º lugar futsal Fem, 15 a 17 Escola Liceu de Iguatu.
1º lugar futsal Mas, 12 a 14 Escola Adahil Barreto.
1º lugar handebol Mas, 15 a 17 IFT, Instituto Federal de Educação
1º lugar atletismo 100m, Mas, 15 a 17 Escola Luis vieira da Mota
1º lugar atletismo 800m, Fem, 15 a 17 Escola Luis vieira da mota
1º lugar lançamento de disco Mas, 12 a 14 Escola Antonio Cipriano


Atletas da cidade que praticam modalidades, como xadrez natação, judô, karate, atletismo, Tênis de Mesa, tiveram classificação direta para fase estadual, devido o evento não oferecer a devida estrutura para a realização das provas.

Em um total de 100 atletas classificados, fez com que o Coordenador de Esporte e lazer do município Cícero Rivanilton ‘Louro’ se sentisse feliz, pois segundo ele isso prova que Iguatu tem um grande potencial em vários seguimentos esportivos. “Isso se deve pelo fato de verdadeiro trabalho em conjunto conta sempre com o apoio do Prefeito Agenor Neto, do Secretário de Esporte Nelho Bezerra, da Secretária em Exercício de Educação, Gerlandia, e da Secretaria de Saúde”. Disse.


Além de Louro e dos atletas a delegação contou ainda com a importante presença dos professores, Luciano Saldanha, Beu Paulino, Arianderson de Freitas, Lucio lima e João Alves (baba).

Realizada a VI Conferência de Assistência Social

O município de Iguatu realizou nos dias 20 e 21 de julho/2011 a VI Conferência Municipal de Assistência Social, promovida pela Secretaria Municipal de Assistência Social e pelo Conselho Municipal de Assistência Social, com o Tema: CONSOLIDAR O SUAS (Sistema Único de Assistência Social) E VALORIZAR SEUS TRABALHADORES.
Vereador Ednaldo Lavor representou o prefeito municipal


 
Participaram do evento o presidente da Câmara, Ednaldo Lavor, a secretária de Ação Social, Regiane Braz, a presidenta do Conselho Municipal de Assistência Social, Maria Leuda Holanda, a conselheira Estadual de Assistência Social, Francisca Maria de Souza, a conferencista da STDS, Maria Delza Barata, além do representante dos usuários do SUAS, Gilson Santana e Suzana da Silva Santos, assistente social do CRAS III, que representou os trabalhadores do SUAS.


 Regiane Bráz - Sec. Ação Social


A abertura do evento aconteceu na quarta-feira (20) às 19 horas e no dia seguinte os trabalhos foram retomados e as deliberações aconteceram dentro do previsto. A Dra. Delsa Maria ministrou palestra para os convidados abordando os seguintes temas: A LOAS- Legalização da Organização da Assistência Social e o SUAS – Sistema Único da Assistência Social.



Outra palestrante, a Dra. Jacirene Franco, enfatizou a importância da qualificação profissional para as pessoas que ocupam cargos nessa área. De acordo com ela, a qualidade no serviço prestado pela Assistência Social passa pela valorização dos profissionais que atuam na área, ressaltando que no município de Iguatu, já existe um grande avanço com a escola de Saúde Pública Municipal, onde desenvolve programas de capacitação em vários setores.


Palestrante Delsa Maria



Durante os dois dias de debates foi elaborado e aprovado um relatório final, que será apresentado na IX Conferência Estadual da Assistência Social, em setembro, em Fortaleza. Também foral escolhidos quatro delegados que vão representar o município durante a Conferência.



Objetivos
O objetivo da Conferência é avaliar e deliberar sobre as diretrizes para aperfeiçoar, implementar e consolidar o Sistema Único de Assistência Social, na perspectiva da valorização dos trabalhadores e da qualificação dos serviços, programas, projetos e benefícios.



Redação
Luiz Vasconcelos
Célia Maria Freitas Guedes Amorim
Articuladora do Selo Unicef

Credits
Paulo Jefferson Mendonça de Luçena
(88) 9290-0773