Crianças e Adolescentes de Iguatu contaram com o Núcleo Integrado da Criança e do Adolescente – NICA

 
O Município de Iguatu Inaugurou neste Dia 17 de Setembro o Núcleo Integrado da Criança e do Adolescente – NICA, localizado na Rua Dr. João Pessoa Nº 652 na Praça da Matriz que tem como objetivo focalizar e reunir informações da Política Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes. O evento contou com a presença de centenas de crianças e adolescentes que apresentaram vários números artísticos e culturais com participação em brincadeiras, oficinas e parque de diversão.

O NICA é uma estrutura de referência para crianças e adolescentes do município de Iguatu bem como para a população em geral que terá a oportunidade de conhecer os indicadores de impacto social e gestão publica dos objetivos do milênio, a idéia visa garantir o direito de sobreviver, aprender, proteger-se do HIV/AIDS, crescer sem violência, e ser prioridade nas políticas publicas.

Esta em construção o plano de atividades a serem desenvolvidas no NICA onde irão acontecer oficinas de dança, teatro, contação de historia, pinturas, encaminhamento de serviços como registro de nascimento, referenciamentos para CRAS, atendimento psicossocial para CREAS. 

No espaço também funcionará a Rádio Criança Cidadã que terá em sua programação, espaço garantido para a participação de crianças que queiram expressar sua opinião, passar mensagens ou mesmo visitar os estúdios. Durante a programação da Rádio são realizados brindes e sorteios para a criançada visitante. A partir do mês de outubro estará aberta no período noturno para desenvolver ações socioeducativas com crianças e adolescentes que visitam a Praça da Matriz ou que desejarem visitar a casa.

Inauguração do NICA

I Fórum Comunitário Selo Unicef ediçao 2009/2012


O Conselho Municipal da Criança e do Adolescente – CMDCA, a Comissão Pro-Selo e a Prefeitura de Iguatu, realizaram  na última sexta-feira, 17, o 1° Fórum Comunitário de Iguatu do Selo Unicef, edição 2009 a 2012. O evento contou com a participação de representantes de diversos segmentos da sociedade local: prefeito, secretários municipais, professores, grupos de jovens e crianças, conselheiros de direitos e tutelares e Comissão Pro- Selo.

Durante o evento foram apresentados a metodologia do I Fórum, o Diagnóstico Situacional das Políticas Publicas para Criança e Adolescentes, debates, apresentações culturais com a participação das crianças e Adolescentes dos programas sociais e Grêmios estudantis de escolas publicas e particulares do município.
A elaboração do Plano Municipal foi o ponto chaves para as discussões nos Grupos de Trabalhos, nos quais as Crianças e Adolescentes foram os protagonista nessa Construção que visa fortalecer a participação, o controle social na efetivação na melhoria da qualidade de vida de meninos e meninas.

O prefeito Agenor Neto destacou a importância do evento para a manutenção do município de Iguatu no seleto grupo de municípios com destacado avanço social. "Eu me orgulho pelo trabalho espetacular que é feito por tantas pessoas aqui em nosso município em prol das minhas crianças. Porque o que é importante para elas é importante para mim. O Selo é importante para mim como gestor e é o maior prêmio que o município pode ganhar, esse é o mais importante porque se não houver o envolvimento de todas as secretarias, de todas as pessoas, ele não é possível acontecer", disse o prefeito.

A articuladora do Selo UNICEF em Iguatu, Célia Freitas, destacou em suas palavras importantes ações que são desenvolvidas pela Organização não Governamental, pela administração municipal, que tem uma grande preocupação em garantir os direitos e deveres das crianças e adolescentes, em todas as áreas. O Conselho Municipal dos Direitos - CMDCA que delibera, avalia, fiscaliza a política municipal foi fundamental na realização do I Fórum e no acompanhamento do dia-a-dia das crianças na garantia dos de seus direitos. O conselho Tutelar tem sido um grande parceiro. Nós queremos que as escolas públicas sejam as melhores, o esporte, a cultura, o lazer e os direitos fundamentais sejam prioridades. “Esse fórum é um momento de reflexão, isso é obrigação nossa de querer o melhor para nossas crianças e adolescentes”.

Por fim, os trabalhos em grupos para elaboração do Plano Municipal de Ação, que constou de nove eixos, e o Grupo de Gestores, com o detalhamento do que precisa ser feito para melhorar a qualidade de vida das crianças e adolescentes do Município de Iguatu.
As crianças e adolescente encerram o encontro expondo sua avaliação enfatizando a importância desse dia onde ele poderam expor suas idéias, desejos esperam que em 2012 possam retornar com resultados concretos nas propostas sugeridas no plano.
Célia Maria Freitas Guedes Amorim
Articuladora do Selo Unicef

Credits
Paulo Jefferson Mendonça de Luçena
(88) 9290-0773