ALUNOS DA REDE PÚBLICA PARTICIPAM DE AÇÃO PRÁTICA DA POLÍCIA MILITAR


O comando da Polícia Militar de Iguatu está realizando nesta semana ações que colocarão em definitivo um elo de comunicação direta entre a entidade e a comunidade iguatuense, primeiro foi o encontro com os líderes comunitários que aconteceu na última segunda-feira, 30/03, e na manhã de hoje teve início o projeto Juventude Cidadã onde mais de 120 crianças - alunos das escolas públicas de Iguatu e crianças da comunidade - estão participando durante todo o dia de ações educativas, esportivas e sociais. As crianças pertencem a várias escolas da rede pública municipal. O Major Amaral que é o coordenador desta ação falou para nosso site, “ estamos trazendo a comunidade para o nosso meio, queremos reconquistar o espaço perdido e vamos em conjunto, polícia militar e a população vencer esta batalha contra os criminosos” disse. Para o jovem Almir Lima, 18 anos, conhecer dia a dia do quartel é interessante, “ nunca entrei aqui, só vi a policia passando pela minha rua, mas agora vendo quero ser militar e usar uma farda igual à deles” finalizou. No mesmo período aconteceu no Auditório do LICEU de Iguatu uma palestra do Dr. Romualdo José de Lima, Presidente da OAB, subseção de Iguatu e o Promotor de Justiça da Comarca de Iguatu, Dr. Eberth Gregório Siqueira que apresentaram para mais de 100 militares o tema: Uso de algemas e feitura de TCOs por PMs. O Coronel Gomes Filho destacou que só assim é que Iguatu e toda a região poderão enfrentar o problema da violência, “ é esta união, este contato com a comunidade e através de informação e educação que estaremos fazendo um processo de combate á violência nas ruas e dentro das nossas instituições” destacou.

RONDA ESCOLAR: ESCOLAS COM MAIS SEGURANÇA EM IGUATU


Há duas semanas dez escolas da rede pública municipal escolhidas pela Secretaria de Educação de Iguatu estão participando do projeto Ronda Escolar, este é um trabalho voltado para a prevenção da violência nas escolas em suas imediações, e visa detectar no âmbito escolar ações de delinqüentes ou indivíduos suspeitos, que coloquem em risco a integridade moral e física dos alunos ou funcionários do estabelecimento escolar. Serão realizadas rondas rotineiras durante o período escolar nas escolas beneficiadas pelo projeto, com a permanência de 15 minutos em cada local, a Ronda Escolar será realizada por viaturas da Guarda Civil Municipal e do Juizado da Infância e Juventude, “ são três equipes atuando e estes guardas estão qualificados para atuarem neste projeto, além disso, teremos o apoio importante do Juizado da Infância e Juventude” afirmou o Secretário de Trânsito e Cidadania, Coronel Hilton Oliveira.

Ainda falando para a nossa reportagem o secretário destacou o pensamento da prefeitura de Iguatu em ampliar a ação da Ronda Escolar para outras escolas da rede municipal, “ o prefeito Agenor Neto possui o pensamento de colocar à disposição de todas as escolas esta Ronda Escolar, mas para isto precisaremos aumentar a nossa equipe e infelizmente não podemos fazer isto agora, mas existe sim um planejamento” afirmou. A diretora do CAIC/ João Paulo II, Aurinólia Barreto, parabenizou o projeto e observou uma redução na ação de delinqüentes nas redondezas da escola, “reduziu e muito a vinda de ações de infratores nas proximidades da nossa escola, os alunos, professores, servidores e pais estão mais tranqüilos e tenho que parabenizar a prefeitura por isto” declarou.

O Coordenador do Juizado da Infância e da Juventude, Barbosa Filho disse a nossa reportagem que a parceria entre as entidades de segurança para a criança neste projeto é a certeza do sucesso, “ percebemos que a parceria está sendo feita de uma forma correta, sempre estamos em contato com o Secretário Coronel Hilton Oliveira, além dos diretores das escolas que estão envolvidas inicialmente no projeto” declarou.
As escolas que participam do projeto Ronda Escolar são as seguintes:
CAIC/João Paulo II, Professora Alba Araújo, Elze Lima Verde Montenegro, N. S. do Perpétuo Socorro, Padre Januário Campos, Carlota Távora, Judith Cavalcante Silva, João Paulino de Araújo, Colégio Adahil Barreto e Luiz Vieira da Mota.

DIMENSÃO AMBIENTAL DO CIPMJ APRESENTA PROJETO


Na última quarta-feira Dimensão Ambiental do CIPMJ visitou comunidade de Barra I com a finalidade de divulgar e repassar informações necessárias do Projeto Educação Ambiental no Semiárido, de modo a interessar os moradores, principalmente os jovens de 15 a 29 anos, pela proposta do projeto. O encontro aconteceu na capela da comunidade e contou com a presença de cerca de 58 (cinquenta e oito) participantes, entre alunos e professores da EEF Antônia das Neves e moradores das comunidades de Barra I e II, Gameleira, Cavaco e Cantinho. Os participantes mostraram interesse na proposta.“Um trabalho como este é muito importante, pois vem discutir uma temática que a comunidade precisa muito que é o Meio Ambiente”, disse Claudeneide, morador da comunidade e pai de um jovem. Susana dos Santos, jovem que particpou do Projeto educação Ambiental no Semiárido na turma de Fomento / Iguatu,esteve na comunidade para falar de sua experiência no projeto e como estão se organizando para realizar as ações. O projeto Educação Ambiental no Semiárido tem como finalidade trabalhar a temática Meio Ambiente com jovens e fazer com que os mesmos criem perspectivas de mudança e comecem a trabalham em conjunto em busca de melhorias para as famílias; torná-los mais responsáveis por suas ações e oferecer subsídios para que os mesmos desenvolvam ações de combate à degradação em suas comunidades com apoio dos próprios moradores.

INÍCIO DE FORMAÇÃO MOTIVA JOVENS


Nos dias 07 e 08 de março o Projeto educação Ambiental no Semi-Árido iniciou a formação de mais um grupo de jovens, dessa vez nas comunidades de Santa rosa I, Santa Rosa II e Serrote (Iguatu/CE). Esta é uma mais uma ação conjunta das instituições que compõem a Dimensão Ambiental, dentre elas a Secretaria da Educação do Município de Iguatu. Neste primeiro encontro que contou com a participação de aproximadamente 24 jovens, foi trabalhada a temática Meio Ambiente e Cidadania com ênfase na realidade vivida nas comunidades. Percebeu-se desde então o envolvimento, sensibilização e motivação dos jovens pela questão ambiental. Em um segundo momento realizado nos dias 14 e 15, foi abordada a temática Gestão de Águas e Recursos Hídricos, onde foi discutido a importância da água, seu uso de maneira racional, como descobrir vazamento em tubulações, em fim como tratar um bem tão precioso e vital. Neste momento aflorou o desejo de mudança, de transformar a cara da comunidade que sofre há muito tempo com problemas sérios de abastecimento de água e saneamento básico. Foram elaborados trabalhos em subgrupo que demonstraram uma preocupação significativa dos jovens em transformar a real situação enfrentada pela comunidade. Dentre estes trabalhos um chamou mais atenção, o do grupo de jovens: Juliana, Natália, Niuleni, Marcos e Geovana, onde fizeram em poucas linhas a seguinte reflexão: “O problema da nossa comunidade é nosso também e já ta na hora da gente se conscientizar e começar a procurar soluções para nossos problemas”.
No final do processo de formação os jovens são incentivados a elaborar projetos de intervenção ambiental em suas comunidades, a exemplo do que vem acontecendo nos demais grupos, com a produção de cerca de 15 projetos propostos em andamento.

Comunidade Escolar Iguatuense discute Plano Municipal da Educação


O Plano Municipal da Educação(PME) é um plano da Rede Municipal de Ensino Municipal e deve estar integrado ao Plano Estadual da Educação e ao Plano Nacional da Educação(PNE), porém mais integrado ainda, à realidade, à vocação, às políticas públicas municipais e sua proposta de desenvolvimento local. Documento de valor inestimável para a educação do município, o PME concentra as diretrizes e as ações dos gestores durante 04 anos de atuação, sendo previstas revisões neste período. Assim sendo, o PME de Iguatu foi elaborado em 2005 com vigência até 2008. A primeira revisão foi em 2007 com o período de atuação até 2012. Diante das demandas atuais da educação, do alcance de algumas metas e das grandes mudanças ocorridas em nível global e local, em 2009 faz-se necessária nova revisão.

Obedecendo ao critério da participação democrática e confiando no potencial de cada um que compõe a comunidade escolar, a Secretaria da Educação promoveu encontros em cada escola no período de 30/03 a 03/04 reunindo pais, alunos, professores e representantes das comunidades para discutirem o atual PME e sugerir mudanças. Todas as sugestões colhidas serão apresentadas no II Seminário Municipal do Plano Municipal da Educação, previsto para acontecer em maio deste ano.

Todas as escolas e Centros de Educação Infantil realizaram o trabalho que teve como articuladores o Núcleo Gestor com apoio dos técnicos da Secretaria da Educação. A metodologia utilizada foi a discussão em grupos e esteve centrada nos cinco eixos do PME: melhoria da aprendizagem, padrões básicos de funcionamento da rede escolar, valorização dos profissionais da educação, fortalecimento da gestão educacional e escolar e política de inclusão social e diversidade cultural; e as vinte e oito metas do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação do Governo Federal.

“Para mim, este momento representou o fortalecimento da gestão participativa e a valorização de cada um que compõe a comunidade escolar. Ver pais, alunos, professores e diretores discutindo a sua realidade e buscando formas de melhoria na qualidade da educação a nível municipal foi de grande valia” afirmou Joeny Alves, técnica pedagógica da Secretaria da Educação.

“Em nossa escola foi um momento impar. Contamos com a participação de todos os segmentos da comunidade escolar e mais ativamente do segmento aluno. A discussão e a troca de experiências foram os pontos fortes do encontro e motivou a interação de todos os participantes”, citou Delma Magalhães Sena, diretora da EEF Clara Alves de Araújo.



MAIS DE 1.300 ALUNOS PARTICIPAM DE AVALIAÇÃO EXTERNA

Sempre comprometido com a melhoria da qualidade da educação no município, o Prefeito Municipal Agenor Gomes de Araújo Neto aceitou o pacto proposto pelo Governo do Estado do Ceará de implantar no município o Programa Alfabetização na Idade Certa - PAIC, assumindo assim o compromisso de alfabetizar todos os alunos da rede pública municipal até os sete anos de idade. Desde 2007, data de início do programa em Iguatu, todos os alunos matriculados nas turmas de 2º Ano são beneficiados com o programa.

O PAIC oferece assessoria técnica gratuita aos municípios integrantes do pacto. Essas ações são distribuídas em cinco eixos definidos como prioritários: Gestão da Educação Municipal, Gestão Pedagógica, Educação Infantil, Formação do Leitor e Avaliação Externa. De 14 a 29 de abril os técnico da Secretaria da Educação estarão em todas as unidades de ensino, nas zonas rural e urbana, aplicando as avaliações deste último eixo com todos os alunos matriculados participantes do programa. Todo o trabalho é desenvolvido com recursos do município. “Ao longo do ano são aplicadas duas avaliações: uma no início do ano - chamada Avaliação Diagnóstica – e outra no final do ano letivo. Estas avaliações são importantes para analisarmos os avanços obtidos no desenvolvimento do trabalho bem como detectar falhas e planejarmos as formas de corrigi-las”, afirmou Maria das Dores, Coordenadora de Ensino da Secretaria da Educação do Município.(Por Francisco Alves – Secretaria da Educação)

ÁGUA É TEMA DE PROJETO TEMÁTICO


A Prefeitura Municipal de Iguatu através da Secretaria da Educação vem desenvolvendo o Programa de Educação Ambiental com o objetivo de conscientizar sobre a importância da preservação do meio ambiente, com vista à construção de valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente. Dentre as ações programadas para este ano, as escolas da rede municipal desenvolveram, no período de 30/03 a 03/04, uma série de atividades e ações alusivas à Semana da Água. O projeto teve como principal objetivo chamar atenção para a responsabilidade de todos na gestão dos recursos hídricos e no conhecimento dos problemas provocados pelo uso indiscriminado e crescente da água.

Os alunos participaram de várias atividades desde a produção de maquetes e cartazes a passeios pelas ruas e visitas ao Rio Jaguaribe e lagoas da região.

ESTUDANTE DE ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL PARTICIPA DE CONFERÊNCIA EM BRASILIA

Laiana da Silva Medeiros, 14 anos, foi uma das representantes do Ceará e a única de Iguatu a compor a delegação cearense de crianças e adolescentes – formada por 27 integrantes – que participaram da III Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente nas cidades de Luiziânia(GO) e Brasília(DF). O evento foi realizado pelo Ministério da Educação em parceria com o Ministério do Meio Ambiente. Durante os cinco dias do evento, de 03 a 08 de abril, crianças e adolescentes de todo o Brasil discutiram as mudanças ambientais globais e juntos elaboraram a Carta de Responsabilidades(leia abaixo o documento na íntegra). Esta carta foi totalmente elaborada pelos participantes do evento e entregue em cerimônia solene com a presença de Marina Silva e o Ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc. Este documento é de suma relevância tanto pela forma quanto pelo conteúdo. Ele irá nortear todas as ações dos órgãos responsáveis pelo meio ambiente a nível de Brasil e será referência para políticas públicas voltadas para a área.

“Desde já peço a todos que me ajudem nesta luta de preservação ambiental e que comecem com alguma ação sobre o assunto que é de extrema importância para todos nós”, relatou a adolescente.

Esta é a segunda vez que alunos de escolas públicas do município são selecionados para este evento. A primeira vez foi durante a II Conferência Nacional. “Isto demonstra a qualidade do trabalho que o município tem desenvolvido na área de educação ambiental junto aos alunos das nossas escolas. Este ano estaremos reforçando nossas ações com a criação de um núcleo dedicado a esta área bem como a implantação do Programa de Educação Ambiental”, afirmou Benildes Uchôa, Secretária da Educação.


Carta das Responsabilidades para o Enfrentamento das Mudanças Ambientais Globais

Somos jovens estudantes de diferentes regiões do Brasil na III Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente. Pequenos guerreiros da paz com o mesmo propósito e o mesmo desejo: cuidar do Brasil, mobilizando a população brasileira sobre as mudanças ambientais globais.

Reconhecemos o panorama ambiental nacional e nos comprometemos a lutar e defender o meio ambiente, não apenas buscando o conhecimento e o entendimento, mas também realizando ações para minimizar os problemas causadores de impactos ambientais.

Para isso, junto com milhares de escolas e comunidades em todo o país, assumimos as seguintes responsabilidades:

1. Preservaremos as nascentes e margens dos rios, protegendo as matas ciliares existentes e recuperando as que estão degradadas.

2. Praticaremos e promoveremos os 5”R”: refletiremos sobre os processos de produção desde a matéria prima até a distribuição e o descarte; recusaremos produtos que causem danos ao meio ambiente e à nossa saúde; reduziremos o consumo e a geração de lixo; reutilizaremos, sempre que possível e reciclaremos, quando necessário.

3. Sensibilizaremos e estimularemos as escolas e comunidades para que economizem energia e utilizem fontes limpas, econômicas, acessíveis e renováveis.

4. Distribuiremos e plantaremos mudas e sementes para arborizar nossas escolas, ruas e comunidades.

5. Diminuiremos o uso de sacolas plásticas e adotaremos as biodegradáveis, reutilizáveis e embalagens retornáveis na nossa comunidade.

6. Junto com a comunidade escolar, denunciaremos as queimadas, as irregularidades do lixo urbano e qualquer ação que degrade o meio ambiente, propondo, quando necessário, ações corretivas aos órgãos competentes.

7. Somaremos esforços e experiências, repensaremos os modos de utilização da água desenvolveremos novos valores e atitudes sustentáveis no cotidiano.

8. Mostraremos à comunidade a importância de reduzir os transportes poluentes, incentivaremos e cobraremos o investimento do governo em transporte público ecológico, assim minimizando a emissão de gases que intensificam o aquecimento global.

9. Disseminaremos conhecimentos para que os estudantes e a comunidade protejam e conservem o planeta, sensibilizando-os sobre as consequências do aquecimento global e sobre as possíveis soluções.

Nós, jovens brasileiros estamos unidos e contribuindo para cuidar do planeta. Esse é o nosso compromisso. Pedimos o total apoio da sociedade brasileira: autoridades, poder público, movimentos sociais, ONGs, escolas e comunidades para que essas responsabilidades sejam cumpridas.

Vamos cuidar do Brasil? Junte-se a nós!

Luziânia/GO, abril de 2009


Mais informações: www.educarede.org.br/conferencia
Célia Maria Freitas Guedes Amorim
Articuladora do Selo Unicef

Credits
Paulo Jefferson Mendonça de Luçena
(88) 9290-0773