Iguatu Natal de Luz: crianças recebem brinquedos
“ nesta ação que acontece desde a minha primeira gestão levamos a mensagem de igualdade e união para todos, vamos em cada sítio, bairro e Distrito, levar estes brinquedos e fazer a alegria das nossas crianças neste final de ano” disse o prefeito de Iguatu, Agenor Neto.
Logo em seguida a próxima parada foi a Escola Francisco Sebastião Uchoa que está localizada no Sítio Santa Rosa, “ todo o ano esperamos pelo natal, sei que receberei o presente para meus filhos e fico feliz pois não poderia comprar algo” destacou emocionada a Mariluce Oliveira, 34. Neste local foram distribuídos mais de 450 brinquedos para crianças que moram na região.
Até o final do domingo o chefe do executivo iguatuense percorreu mais seis unidades escolares e acompanhou a distribuição de brinquedos em cada local. Até o dia 20 de dezembro serão mais de 19 mil brinquedos que estarão com cada criança de Iguatu.
Natal de Luz anima as noites das crianças
- Casa do Papai Noel:http://blogdeiguatu.blogspot.com/2009/12/video-conheca-casa-do-papai-noel-no.html
- Casa da Barbie: http://blogdeiguatu.blogspot.com/2009/12/video-conheca-casa-da-barbie-no-iguatu.html
- Fábrica Iguatuense de Soldadinhos de Chumbo: http://blogdeiguatu.blogspot.com/2009/12/video-conheca-fabrica-do-soldadinho-de.html
Iguatu Natal de Luz 2009
Destaque para o carro abre alas que tinha o Papai Noel com seu trenó e ao lado do mesmo estava o prefeito de Iguatu, Agenor Neto, a primeira dama, Hercília de Souza e filhos. Milhares de famílias acompanharam toda movimentação e ficaram deslumbradas com o desfile, “ é algo que nunca poderia imaginar, estou encantada com tudo isso e me emociona que na minha cidade tenha algo tão belo” disse Maria Lemos, 45, moradora do Bairro Flores.
Compareceram ao evento várias autoridades do estado, os deputados Domingos Filho, Eunício Oliveira e Osmar Baquit que falaram sobre o defile, “ fico orgulhoso em ver algo tão belo em nosso estado, é sem dúvidas algo que deve ser copiado por todos os municípios” disse Osmar Baquit.
“ Agenor Neto e a sua equipe possuem o poder de transformar um sonho em realidade, quando poderíamos imaginar que o sertão cearense virasse um dos pontos mais ilustres no período natalino, está de parabéns todos pelo belo evento” disse Eunício Oliveira.
“ Iguatu é exemplo para o Ceará de como podemos colocar o nosso estado no roteiro turístico neste período de natal, e com certeza Iguatu já está no roteiro do nosso povo, pois o que vimos aqui é um exemplo de que temos uma potencialidade para fazer eventos gigantescos em qualquer momento” afirmou Domingos Filho.
Este foi o primeiro desfile natalino da história da cidade e, segundo o prefeito Agenor Neto (PMDB), o espetáculo deve se repetir nas próximas semanas. "Este nosso primeiro desfile foi, na verdade, um aprendizado. Para os próximos devemos ter um espetáculo ainda maior e, possivelmente, mais apresentações em cada programação" falou Agenor Neto.
Após o desfile, por volta das 22h30, milhares de pessoas levaram os filhos para conferir a decoração da Praça da Matriz. Além da iluminação e dos enfeites, o espaço ganhou um presépio em tamanho natural e foram inauguradas as casas do Papai Noel, Barbie, Cine 3D e do Soldado de Chumbo.
E em seguida aconteceu o show da cantora Carla Perez que contou com uma verdadeira multidão que tomou a Praça da Matriz, “ voltar a Iguatu e participar de um momento como este é lindo e um orgulho para mim, esta cidade está no meu coração, possui um povo belo e um prefeito que está fazendo o que existe de melhor para a sua gente” afirmou a cantora.
Durante todo o domingo as ações não param, logo no início da manhã de hoje brinquedos serão distribuídos em várias localidades e na parte da tarde terá início a visitação às casas do Papai Noel, Barbie, Soldado de Chumbo e Cine 3D.
Rádio Criança Cidadã – Sou Criança, Sou Feliz faz sucesso em evento público
Durante a realização do evento, todas as autoridades e visitantes ilustres da Cidade da Criança foram entrevistados pelas crianças: padres, políticos, artistas mirins locais, secretários municipais, representantes dos Conselhos de direitos, assistentes sociais, etc. Todos elogiaram a iniciativa e parabenizaram as crianças pela desenvoltura e as habilidades apresentadas durante as entrevistas. A TV Diário fez duas reportagens sobre o projeto: uma durante a capacitação do grupo, outra no estúdio da rádio, na Cidade da Criança. Merece destaque o apoio do Prefeito Municipal, Sr. Agenor Gomes de Araújo Neto(presente em todos os dias do evento trazendo convidados para participar e também sendo entrevistado) e da Primeira Dama, Sra. Ercília, que prontificou-se a ser uma parceira na continuidade deste projeto, sugerindo que se tornasse um programa fixo em rádio local.
Os alunos, muito motivados, melhoravam a cada dia. O passo seguinte é o planejamento coletivo da continuidade do projeto. A sugestão é que seja um programa de rádio, ao vivo, exibido em rádio local. A parceria já está firmada e a periodicidade e o formato estão sendo definidos em reuniões com o grupo de crianças ainda neste mês de outubro.
Links de mídia com notícias do projeto e do evento:
http://blogdeiguatu.blogspot.com/2009/10/cidade-da-crianca-em-iguatu-e-destaque.html
http://www.youtube.com/watch?v=Uid9mGGYAIs – Secretária Fátima Catunda em entrevista à Rádio
http://www.youtube.com/watch?v=lHyyTTCBz9A – entrevista com o Prefeito Agenor Neto e o Deputado Aníbal Gomes na Rádio
http://www.iguatu.ce.gov.br/ - notícias gerais do projeto
http://video.aol.fr/video-detail/wwwiguatunet-agenor-neto-na-rdio-cidade-da-criana/3595966710 - Video na AOL
http://blogdeiguatu.blogspot.com/2009/10/cidade-da-crianca-em-iguatu-movimentou.html
http://www.iguatunoticias.com/2009/10/prefeitura-de-iguatu-promove-cidade-da.html
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=679389
http://video.aol.fr/video-detail/wwwiguatunet-agenor-neto-na-rdio-cidade-da-criana/3595966710 - Video na AOL
Blog do projeto: www.cidadedacriancaiguatu.blogspot.com
CIDADE DA CRIANÇA - INÍCIO DO PROJETO MOTIVA CRIANÇAS
O segundo braço do projeto é o Blog da Cidade da Criança. Através dele todos ficarão informados – através de fotos, vídeos, áudio, notícias e entrevistas – sobre tudo o que acontece na Cidade e também na RCC.
À frente do projeto estão os alunos da rede pública municipal desempenhando os papéis de locutores, repórteres e operadores de áudio. Técnicos da Secretaria da Educação e Secretaria da Comunicação dão o suporte técnico com capacitações e desenvolvimento das técnicas necessárias ao desempenho das funções.
Na manhã desta sexta-feira, 25/09, o Assistente Técnico da Secretaria da Educação e um dos coordenadores do projeto, Francisco Alves, realizou a primeira capacitação para as crianças na temática blog. Com o tema fotografia, as 16 conheceram dicas e truques para boas fotografias, especialmente fotografias com crianças, e puderam também praticar. Com câmeras nas mãos, captaram registros do cotidiano da Praça da Matriz, buscando observar as dicas do facilitador.
Veja o vídeo das fotos dos momentos da oficina e da atividade prática:
http://www.youtube.com/watch?v=JKDAXFl9R1A
Fique ligado neste blog para saber mais informações sobre a Cidade da Criança e, outras informações sobre o Projeto RCC, comunique-se com Francisco Alves através do e-mail: franciscosilva_66@yahoo.com.br .
MERENDEIRAS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO RECEBEM CAPACITAÇÃO
Esta capacitação aborda aspectos importantes ligados à gestão do programa de merenda escolar como:
1- Informações Gerais;
2- Relações Humanas;
3- Ética Profissional;
4- Higiene do Ambiente;
5- Higiene Pessoal;
6- Higiene dos Alimentos;
7- Segurança Alimentar e Prevenção de Acidentes.
O conteúdo desta capacitação é essencial para a formação das merendeiras das escolas da rede pública do nosso município, possibilitando a sua qualificação profissional, além de subsidiar o Núcleo Gestor dessas escolas para um melhor gerenciamento e acompanhamento do Programa de Alimentação Escolar.
As Merendeiras ao participar desta capacitação estará apta a oferecer uma alimentação escolar de melhor qualidade do ponto de vista Nutricional, Higiênico e Sanitário. Com isto, os objetivos do Programa serão atingidos em todos os aspectos especialmente na contribuição para a melhoria da capacidade de aprendizagem, redução da evasão escolar e na promoção de uma Segurança Alimentar e Nutricional, na perspectiva de uma Escola melhor e uma qualidade de vida melhor. Esta capacitação esta sendo realizada nos dia 01 e 02 de julho de 2009 no Teatro Pedro Lima Verde na cidade do Iguatu sobre a responsabilidade do núcleo de merenda escolar. Participaram da abertura a secretaria de Educação Benildes Uchoa, a Coordenadora Financeira Márcia Renata, Coordenadora de Gestão Geovânia David e as Nutricinistas Milleny Carlos e Paula Rejane.
Comunidade Escolar Iguatuense discute Plano Municipal da Educação
Obedecendo ao critério da participação democrática e confiando no potencial de cada um que compõe a comunidade escolar, a Secretaria da Educação promoveu encontros em cada escola no período de 30/03 a 03/04 reunindo pais, alunos, professores e representantes das comunidades para discutirem o atual PME e sugerir mudanças. Todas as sugestões colhidas serão apresentadas no II Seminário Municipal do Plano Municipal da Educação, previsto para acontecer em maio deste ano.
Todas as escolas e Centros de Educação Infantil realizaram o trabalho que teve como articuladores o Núcleo Gestor com apoio dos técnicos da Secretaria da Educação. A metodologia utilizada foi a discussão em grupos e esteve centrada nos cinco eixos do PME: melhoria da aprendizagem, padrões básicos de funcionamento da rede escolar, valorização dos profissionais da educação, fortalecimento da gestão educacional e escolar e política de inclusão social e diversidade cultural; e as vinte e oito metas do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação do Governo Federal.
“Para mim, este momento representou o fortalecimento da gestão participativa e a valorização de cada um que compõe a comunidade escolar. Ver pais, alunos, professores e diretores discutindo a sua realidade e buscando formas de melhoria na qualidade da educação a nível municipal foi de grande valia” afirmou Joeny Alves, técnica pedagógica da Secretaria da Educação.
“Em nossa escola foi um momento impar. Contamos com a participação de todos os segmentos da comunidade escolar e mais ativamente do segmento aluno. A discussão e a troca de experiências foram os pontos fortes do encontro e motivou a interação de todos os participantes”, citou Delma Magalhães Sena, diretora da EEF Clara Alves de Araújo.
COMUNIDADE IGUATUENSE MOBILIZADA NA CONSTRUÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

Na última quarta-feira, 06/05, no Teatro Municipal Pedro Lima Verde, a Terra da Telha deu mais um passo nas ações voltadas para a melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes com a construção do Plano Municipal da Criança e do Adolescente. O público presente, com expressiva maioria de crianças e adolescentes, pode conhecer e debater as ações desenvolvidas pelas secretarias: Saúde, Ação Social, Educação, Cultura e Turismo e Esporte e Juventude; e do CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Em seguida, os grupos temáticos reuniram-se para questionarem e sugerirem novos rumos das ações e projetos existentes e apontar novos caminhos.
O representante do prefeito de Iguatu, vereador Aderilo Filho, destacou a importância do momento para o município: “definir metas e preparar um plano de ações em Iguatu para a crianças e adolescentes, e melhor com os nossos jovens tendo a oportunidade de definir qual será o destino de cada um nos próximos quatro anos, demonstra que a democracia está sendo exercida na sua plenitude. Este é um exemplo que eles levarão para sempre em seus corações” disse.
A Secretária de Ação Social, Célia Freitas, afirmou que “ a administração municipal, na pessoa do prefeito Agenor Neto, está fazendo algo fantástico, ajudando a preparar o caráter destas crianças e adolescentes, fazendo com que tenham responsabilidades de suas ações e definindo quais serão os seus direitos em várias áreas. A participação de cada um deles já é uma vitória, da vontade de fazer o certo, a vitória da democracia e definitivamente trazemos os nossos jovens para a discussão das melhorias para a nossa cidade” finalizou.
A jovem Ana Maria, 17, disse estar feliz em participar de algo tão importante. “Geralmente a minha turma de amigos não liga em participar de algo assim, agora estou ao lado de muitos que querem debater as melhorias para nós, jovens, e fico feliz em ter esta oportunidade” afirmou. O Plano Municipal para a Criança e Adolescente de Iguatu, será resultado do processo participativo de elaboração conjunta, envolvendo todos os atores sociais e será finalizado pelas secretarias para ser apresentado na Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente que acontecerá dia 22 de maio.
SANEAMENTO BÁSICO É DEBATIDO EM IGUATU

Na noite desta terça-feira, 28/04, no Complexo de Proteção Social a Criança e Adolescente de Iguatu, realizou-se o evento que iniciará o saneamento básico da Terra da Telha, uma ação da Prefeitura Municipal de Iguatu que teve a participação de representantes da FUNASA, vereadores, secretários municipais, presidentes de associações, ONGs, empresários e populares. Com 346 participantes, esta solenidade foi o momento de todos conhecerem melhor o projeto de saneamento e eleger o Conselho Popular e os delegados que são formados por membros da sociedade civil. Estes órgãos irão participar da elaboração de propostas para as atividades vinculadas ao Plano Municipal de Saneamento Básico. Algumas autoridades falaram sobre a importância deste momento, como vereador Aderilo Filho que destacou dados referentes a área saneada de nossa cidade: “Este é um número pequeno e temos que modificar isto, investir na proteção do meio ambiente é investir em mais saúde para o nosso povo “ disse. Para o presidente da Câmara Municipal de Iguatu, Ednaldo Lavor, a democracia está sendo exercida na sua plenitude em Iguatu, “O debate deste projeto é um passo importante para uma conscientização da população sobre um assunto tão importante e espero que os conselheiros e delegados façam um bom trabalho “ disse. A Secretária de Ação Social, Célia Freitas, afirmou para a nossa reportagem que este é o primeiro passo de um projeto para os próximos vinte anos,“ ficamos felizes em ver a participação popular, tivemos neste encontro todas as representações da sociedade e este é apenas um passo de muitos que virão, é um processo longo mas necessário para a chegada do nosso saneamento básico” afirmou. Nos próximos dias acontecerão encontros na área rural do município, onde além de acontecer o debate com os moradores, dois delegados serão eleitos por localidade. No dia de hoje o Distrito do Alencar, irá receber a comitiva do Plano Municipal de Saneamento Básico, o encontro acontecerá na Escola Marta Maria Sobreira às 19hs.
Vejam os próximos locais que irão receber a comitiva do Plano Municipal de Saneamento Básico:
Distrito Gadelha - Escola João Rocha Fialho – Dia 30/04 - às 18hs
Distrito Barreiras - Escola Antônio Cipriano- Dia 05/05- às 18hs
Distrito Suassurana – Escola Maria Irismar Moreno – Dia 05/05 - às 19h30min.
Distrito Baú – Escola Antônio Cirilo – Dia 06 - às 16hs.
Distrito do Barro Alto – Escola São Sebastião – Dia 07/05 - 18hs
Distrito Riacho Vermelho – Escola Domingo Félix – Dia 08/05 - ás 16hs
Comunidade Santa Rosa – Escola Francisco Sebastião Uchoa – Dia 11/05- 16hs
MEMBROS DOS CONSELHOS FUNDEB E CAE SÃO ELEITOS EM IGUATU

ALUNOS “AMIGOS DA LEITURA” PARTICIPAM DE FORMAÇÃO

Alunos de nove escolas públicas do município de Iguatu participarão do Projeto Eu Sou Cidadão Amigos da Leitura. O projeto é uma iniciativa da APDMCE – Associação da Primeiras Damas do Estado do Ceará, e a Prefeitura Municipal de Iguatu, através da Secretaria da Educação. O objetivo é capacitar crianças e adolescentes para atuarem, de forma protagônica, como multiplicadores nas Unidades de Ensino e suas respectivas comunidades. As ações acontecerão durante todo o ano letivo com o apoio do Núcleo Gestor das escolas e da equipe técnica da Secretaria da Educação. Mensalmente o grupo se reúne para estudar e planejar as ações tendo como base um livro de apoio. Neste bimestre, as atividades estão voltadas para o tema o prazer de ler contido no livro “O Mistério da Professora Julieta”, de Socorro Acioli. Assim, são previstas rodas de leitura, teatro, empréstimo do livro e eventos pontuais em praça públicas. Todas estas ações buscam incentivar a leitura em todos os espaços da comunidade.
ALUNOS DA REDE PÚBLICA PARTICIPAM DE AÇÃO PRÁTICA DA POLÍCIA MILITAR

O comando da Polícia Militar de Iguatu está realizando nesta semana ações que colocarão em definitivo um elo de comunicação direta entre a entidade e a comunidade iguatuense, primeiro foi o encontro com os líderes comunitários que aconteceu na última segunda-feira, 30/03, e na manhã de hoje teve início o projeto Juventude Cidadã onde mais de 120 crianças - alunos das escolas públicas de Iguatu e crianças da comunidade - estão participando durante todo o dia de ações educativas, esportivas e sociais. As crianças pertencem a várias escolas da rede pública municipal. O Major Amaral que é o coordenador desta ação falou para nosso site, “ estamos trazendo a comunidade para o nosso meio, queremos reconquistar o espaço perdido e vamos em conjunto, polícia militar e a população vencer esta batalha contra os criminosos” disse. Para o jovem Almir Lima, 18 anos, conhecer dia a dia do quartel é interessante, “ nunca entrei aqui, só vi a policia passando pela minha rua, mas agora vendo quero ser militar e usar uma farda igual à deles” finalizou. No mesmo período aconteceu no Auditório do LICEU de Iguatu uma palestra do Dr. Romualdo José de Lima, Presidente da OAB, subseção de Iguatu e o Promotor de Justiça da Comarca de Iguatu, Dr. Eberth Gregório Siqueira que apresentaram para mais de 100 militares o tema: Uso de algemas e feitura de TCOs por PMs. O Coronel Gomes Filho destacou que só assim é que Iguatu e toda a região poderão enfrentar o problema da violência, “ é esta união, este contato com a comunidade e através de informação e educação que estaremos fazendo um processo de combate á violência nas ruas e dentro das nossas instituições” destacou.
RONDA ESCOLAR: ESCOLAS COM MAIS SEGURANÇA EM IGUATU

Há duas semanas dez escolas da rede pública municipal escolhidas pela Secretaria de Educação de Iguatu estão participando do projeto Ronda Escolar, este é um trabalho voltado para a prevenção da violência nas escolas em suas imediações, e visa detectar no âmbito escolar ações de delinqüentes ou indivíduos suspeitos, que coloquem em risco a integridade moral e física dos alunos ou funcionários do estabelecimento escolar. Serão realizadas rondas rotineiras durante o período escolar nas escolas beneficiadas pelo projeto, com a permanência de 15 minutos em cada local, a Ronda Escolar será realizada por viaturas da Guarda Civil Municipal e do Juizado da Infância e Juventude, “ são três equipes atuando e estes guardas estão qualificados para atuarem neste projeto, além disso, teremos o apoio importante do Juizado da Infância e Juventude” afirmou o Secretário de Trânsito e Cidadania, Coronel Hilton Oliveira.
Ainda falando para a nossa reportagem o secretário destacou o pensamento da prefeitura de Iguatu em ampliar a ação da Ronda Escolar para outras escolas da rede municipal, “ o prefeito Agenor Neto possui o pensamento de colocar à disposição de todas as escolas esta Ronda Escolar, mas para isto precisaremos aumentar a nossa equipe e infelizmente não podemos fazer isto agora, mas existe sim um planejamento” afirmou. A diretora do CAIC/ João Paulo II, Aurinólia Barreto, parabenizou o projeto e observou uma redução na ação de delinqüentes nas redondezas da escola, “reduziu e muito a vinda de ações de infratores nas proximidades da nossa escola, os alunos, professores, servidores e pais estão mais tranqüilos e tenho que parabenizar a prefeitura por isto” declarou.
O Coordenador do Juizado da Infância e da Juventude, Barbosa Filho disse a nossa reportagem que a parceria entre as entidades de segurança para a criança neste projeto é a certeza do sucesso, “ percebemos que a parceria está sendo feita de uma forma correta, sempre estamos em contato com o Secretário Coronel Hilton Oliveira, além dos diretores das escolas que estão envolvidas inicialmente no projeto” declarou.
As escolas que participam do projeto Ronda Escolar são as seguintes:
CAIC/João Paulo II, Professora Alba Araújo, Elze Lima Verde Montenegro, N. S. do Perpétuo Socorro, Padre Januário Campos, Carlota Távora, Judith Cavalcante Silva, João Paulino de Araújo, Colégio Adahil Barreto e Luiz Vieira da Mota.
DIMENSÃO AMBIENTAL DO CIPMJ APRESENTA PROJETO

Na última quarta-feira Dimensão Ambiental do CIPMJ visitou comunidade de Barra I com a finalidade de divulgar e repassar informações necessárias do Projeto Educação Ambiental no Semiárido, de modo a interessar os moradores, principalmente os jovens de 15 a 29 anos, pela proposta do projeto. O encontro aconteceu na capela da comunidade e contou com a presença de cerca de 58 (cinquenta e oito) participantes, entre alunos e professores da EEF Antônia das Neves e moradores das comunidades de Barra I e II, Gameleira, Cavaco e Cantinho. Os participantes mostraram interesse na proposta.“Um trabalho como este é muito importante, pois vem discutir uma temática que a comunidade precisa muito que é o Meio Ambiente”, disse Claudeneide, morador da comunidade e pai de um jovem. Susana dos Santos, jovem que particpou do Projeto educação Ambiental no Semiárido na turma de Fomento / Iguatu,esteve na comunidade para falar de sua experiência no projeto e como estão se organizando para realizar as ações. O projeto Educação Ambiental no Semiárido tem como finalidade trabalhar a temática Meio Ambiente com jovens e fazer com que os mesmos criem perspectivas de mudança e comecem a trabalham em conjunto em busca de melhorias para as famílias; torná-los mais responsáveis por suas ações e oferecer subsídios para que os mesmos desenvolvam ações de combate à degradação em suas comunidades com apoio dos próprios moradores.
INÍCIO DE FORMAÇÃO MOTIVA JOVENS

No final do processo de formação os jovens são incentivados a elaborar projetos de intervenção ambiental em suas comunidades, a exemplo do que vem acontecendo nos demais grupos, com a produção de cerca de 15 projetos propostos em andamento.
Comunidade Escolar Iguatuense discute Plano Municipal da Educação

Obedecendo ao critério da participação democrática e confiando no potencial de cada um que compõe a comunidade escolar, a Secretaria da Educação promoveu encontros em cada escola no período de 30/03 a 03/04 reunindo pais, alunos, professores e representantes das comunidades para discutirem o atual PME e sugerir mudanças. Todas as sugestões colhidas serão apresentadas no II Seminário Municipal do Plano Municipal da Educação, previsto para acontecer em maio deste ano.
Todas as escolas e Centros de Educação Infantil realizaram o trabalho que teve como articuladores o Núcleo Gestor com apoio dos técnicos da Secretaria da Educação. A metodologia utilizada foi a discussão em grupos e esteve centrada nos cinco eixos do PME: melhoria da aprendizagem, padrões básicos de funcionamento da rede escolar, valorização dos profissionais da educação, fortalecimento da gestão educacional e escolar e política de inclusão social e diversidade cultural; e as vinte e oito metas do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação do Governo Federal.
“Para mim, este momento representou o fortalecimento da gestão participativa e a valorização de cada um que compõe a comunidade escolar. Ver pais, alunos, professores e diretores discutindo a sua realidade e buscando formas de melhoria na qualidade da educação a nível municipal foi de grande valia” afirmou Joeny Alves, técnica pedagógica da Secretaria da Educação.
“Em nossa escola foi um momento impar. Contamos com a participação de todos os segmentos da comunidade escolar e mais ativamente do segmento aluno. A discussão e a troca de experiências foram os pontos fortes do encontro e motivou a interação de todos os participantes”, citou Delma Magalhães Sena, diretora da EEF Clara Alves de Araújo.
MAIS DE 1.300 ALUNOS PARTICIPAM DE AVALIAÇÃO EXTERNA
O PAIC oferece assessoria técnica gratuita aos municípios integrantes do pacto. Essas ações são distribuídas em cinco eixos definidos como prioritários: Gestão da Educação Municipal, Gestão Pedagógica, Educação Infantil, Formação do Leitor e Avaliação Externa. De 14 a 29 de abril os técnico da Secretaria da Educação estarão em todas as unidades de ensino, nas zonas rural e urbana, aplicando as avaliações deste último eixo com todos os alunos matriculados participantes do programa. Todo o trabalho é desenvolvido com recursos do município. “Ao longo do ano são aplicadas duas avaliações: uma no início do ano - chamada Avaliação Diagnóstica – e outra no final do ano letivo. Estas avaliações são importantes para analisarmos os avanços obtidos no desenvolvimento do trabalho bem como detectar falhas e planejarmos as formas de corrigi-las”, afirmou Maria das Dores, Coordenadora de Ensino da Secretaria da Educação do Município.(Por Francisco Alves – Secretaria da Educação)
ÁGUA É TEMA DE PROJETO TEMÁTICO
Os alunos participaram de várias atividades desde a produção de maquetes e cartazes a passeios pelas ruas e visitas ao Rio Jaguaribe e lagoas da região.
ESTUDANTE DE ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL PARTICIPA DE CONFERÊNCIA EM BRASILIA

“Desde já peço a todos que me ajudem nesta luta de preservação ambiental e que comecem com alguma ação sobre o assunto que é de extrema importância para todos nós”, relatou a adolescente.
Esta é a segunda vez que alunos de escolas públicas do município são selecionados para este evento. A primeira vez foi durante a II Conferência Nacional. “Isto demonstra a qualidade do trabalho que o município tem desenvolvido na área de educação ambiental junto aos alunos das nossas escolas. Este ano estaremos reforçando nossas ações com a criação de um núcleo dedicado a esta área bem como a implantação do Programa de Educação Ambiental”, afirmou Benildes Uchôa, Secretária da Educação.
Carta das Responsabilidades para o Enfrentamento das Mudanças Ambientais Globais
Somos jovens estudantes de diferentes regiões do Brasil na III Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente. Pequenos guerreiros da paz com o mesmo propósito e o mesmo desejo: cuidar do Brasil, mobilizando a população brasileira sobre as mudanças ambientais globais.
Reconhecemos o panorama ambiental nacional e nos comprometemos a lutar e defender o meio ambiente, não apenas buscando o conhecimento e o entendimento, mas também realizando ações para minimizar os problemas causadores de impactos ambientais.
Para isso, junto com milhares de escolas e comunidades em todo o país, assumimos as seguintes responsabilidades:
1. Preservaremos as nascentes e margens dos rios, protegendo as matas ciliares existentes e recuperando as que estão degradadas.
2. Praticaremos e promoveremos os 5”R”: refletiremos sobre os processos de produção desde a matéria prima até a distribuição e o descarte; recusaremos produtos que causem danos ao meio ambiente e à nossa saúde; reduziremos o consumo e a geração de lixo; reutilizaremos, sempre que possível e reciclaremos, quando necessário.
3. Sensibilizaremos e estimularemos as escolas e comunidades para que economizem energia e utilizem fontes limpas, econômicas, acessíveis e renováveis.
4. Distribuiremos e plantaremos mudas e sementes para arborizar nossas escolas, ruas e comunidades.
5. Diminuiremos o uso de sacolas plásticas e adotaremos as biodegradáveis, reutilizáveis e embalagens retornáveis na nossa comunidade.
6. Junto com a comunidade escolar, denunciaremos as queimadas, as irregularidades do lixo urbano e qualquer ação que degrade o meio ambiente, propondo, quando necessário, ações corretivas aos órgãos competentes.
7. Somaremos esforços e experiências, repensaremos os modos de utilização da água desenvolveremos novos valores e atitudes sustentáveis no cotidiano.
8. Mostraremos à comunidade a importância de reduzir os transportes poluentes, incentivaremos e cobraremos o investimento do governo em transporte público ecológico, assim minimizando a emissão de gases que intensificam o aquecimento global.
9. Disseminaremos conhecimentos para que os estudantes e a comunidade protejam e conservem o planeta, sensibilizando-os sobre as consequências do aquecimento global e sobre as possíveis soluções.
Nós, jovens brasileiros estamos unidos e contribuindo para cuidar do planeta. Esse é o nosso compromisso. Pedimos o total apoio da sociedade brasileira: autoridades, poder público, movimentos sociais, ONGs, escolas e comunidades para que essas responsabilidades sejam cumpridas.
Vamos cuidar do Brasil? Junte-se a nós!
Luziânia/GO, abril de 2009
Mais informações: www.educarede.org.br/conferencia
EU SOU CIDADÃO – AMIGOS DA LEITURA PROMOVE CAPACITAÇÃO PARA COORDENADORES

Nos dias 1º, 2 e 3 de abril, 80 coordenadores municipais do Projeto Eu Sou Cidadão se reuniram, na Universidade de Fortaleza – UNIFOR, para a primeira capacitação do projeto em 2009. A temática deste encontro se deu entorno da descoberta do prazer da leitura, tema do décimo livro lançado pela coleção Eu Sou Cidadão, “O Mistério da Professora Julieta”, de Socorro Acioli. Tanto os veteranos, quanto os coordenadores novatos conheceram um pouco mais da história desse projeto, que em sete anos já distribuiu mais de 60.000 livros em todo o Estado.

Após o momento de discussão com a autora Socorro Acioli sobre o livro que será trabalhado pelos adolescentes, o Grupo Aracê, especializado em projetos educacionais, coordenou a Formação de Formadores de Leitores.
A Coordenadora do Eu Sou Cidadão em Iguatu, Rejania de Lima, participou da capacitação e aproveitou o momento para troca de experiência com os coordenadores das cidades que estão desenvolvendo o trabalho a mais tempo.
BRASIL ALFABETIZADO ATENDERÁ 714 ALUNOS EM IGUATU

O município de Iguatu está contemplado com o programa e atenderá, neste ano de 2009, 714 alfabetizandos, distribuídos em 44 turmas (08 na sede e 35 na zona rural). O programa oferece aos alfabetizandos merenda escolar e um kit de material didático - composto por caderno, lápis, borracha, tesoura e cola – para cada aluno.
O programa atua com o sistema de bolsas para professores alfabetizadores de turma e coordenadores de turma.
São cinco tipos de bolsas:
* R$ 250 para alfabetizador de turma regular;
* R$ 275 para alfabetizador de turmas que tenham jovens ou adultos com deficiência;
* R$ 250 para o tradutor-intérprete da língua brasileira de sinais (Libras);
* R$ 500 para o professor com duas turmas
* R$ 500 para o professor coordenador de turmas.
PACTO DAS ÁGUAS EM IGUATU

A Oficina Municipal de Iguatu contou com representantes de órgãos públicos, sociedade civil e organizações não governamentais, sendo eleitos ao final da mesma, 10 delegados que representaram o município e suas propostas no Encontro Regional que aconteceu nos dias 26 e 27 deste, em Tauá.
PREFEITURA MUNICIPAL DE IGUATU INVESTE NA VALORIZAÇÃO DE PROFESSORES.
O encontro aconteceu na Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu – FECLI e faz parte da Formação Continuada da Coleção Caminhos - 2º ano da Editora a ser desenvolvida junto ao Programa de Alfabetização na Idade Certa – PAIC.
Iguatu embarca Nas Ondas da Leitura
O evento foi realizado em parceria com a Editora IMEPH e contou com a participação de 130 professores do 3º e 4º Anos do Ensino Fundamental. Várias atividades foram desenvolvidas por instrutores especialistas nas áreas de cordel, contação de histórias e produção de material pedagógico, contextualizadas no conteúdo e livros didáticos do projeto. Cada escola receberá todo o material didático do projeto composto por um kit biblioteca; um kit professor e um kit do aluno específico para cada turma, com livros didáticos e paradidáticos e mochila.

Segundo os participantes, o encontro foi de grande valia para o enriquecimento do trabalho em sala de aula, pois possibilitou aos professores uma reflexão sobre os métodos de ensino utilizados por eles antes de conhecer o projeto, e uma mudança de postura diante do que o material do projeto apresentou-lhes. “Os três dias de treinamento foram valiosos, pois abriram novos caminhos para melhorar nossas práticas pedagógicas”, afirmaram as professoras Edileuza, Regenir, Rosângela e Maria Gorete. “Há muito tempo ansiávamos por uma oficina como esta, pois nos encontros sempre solicitávamos experiências concretas para levarmos para a sala de aula e agora fomos atendidos”, declararam Ana Lúcia, Josenilda e Ana Flávia. A professora Edna Batista parabenizou a escolha do projeto e os instrutores e reforçou a necessidade constante dos professores estarem se reciclando e revendo suas práticas.
Para encerrar, o Poeta Rouxinol de Rinaré - instrutor de Cordel do projeto - escreveu um belo poema sobre a nossa cidade, a qual lhe despertou muita atenção e que o leitor pode conferir abaixo:
“Iguatu, nas ondas da leitura”
Iguatu, bela cidade,
Aqui ninguém vive à toa.
Nome que na língua indígena
Significa “água boa”
E aqui esse adjetivo
Se aplica a qualquer pessoa!
Terra de gente educada
Que prima pela beleza
Não jogam lixo no chão
Disso eu tenho certeza
Pois não vi noutra cidade
Nas ruas tanta limpeza!
Se preocupam os gestores
Aqui com a população...
Cuidam bem do município
Investem na educação...
Os meus parabéns sinceros
A esta administração.
O cordel é minha praia,
A minha literatura,
Sou da Editora IMEPH
Numa “embarcação” segura
Viemos a Iguatu
Pelas “ondas da leitura”.
PETECA: Projeto de combate ao trabalho infantil em Iguatu

Iguatu está entre os cinqüenta e um municípios do Ceará que estão participando da implantação do projeto PETECA, Programa de Educação Contra a Exploração do trabalho infantil que é uma parceria entre Procuradoria Regional do Trabalho da 7ª Região, Universidade do Ceará, União Nacional dos Dirigentes Municipais Educacionais e a Prefeitura Municipal de Iguatu. A implantação do programa no município aconteceu no mês de Fevereiro entre os dias 11 a 13 no auditório da Secretaria da Ação Social, onde foram capacitados professores e coordenadores pedagógicos escolares para atuarem como agentes, na conscientização da importância da garantia do direito das crianças e adolescentes com vista à erradicação do trabalho infantil e a proteção ao trabalhador adolescente. Participaram também da capacitação representantes do CMDCA, Conselho Tutelar, CRAS, CREAS e PETI. Durante três meses em 10 escolas mais de dois mil alunos da 6ª a 9ª série estarão participando de aulas especiais além de palestras com professores que foram capacitados para o projeto PETECA, “ este é um projeto que possui uma característica importante que é fazer com que as nossas crianças e as famílias possuam o entendimento de que o trabalho infantil é um crime e que deve ser erradicado” destaca a secretária Benildes Uchoa.
A coordenadora pedagógica municipal, Luciene Lima falou sobre a capacitação dos professores, “ estamos preparando os nossos educadores, eles é que serão um elo entre os alunos e as famílias nas escolas para que conscientizem sobre este assunto que infelizmente ainda persiste em nossa região, mas um dos pontos fundamentais neste processo são os veículos de comunicação, eles devem abrir os espaços necessários para que possamos conscientizar nossa sociedade para o combate ao trabalho infantil e pelo que vejo o Jornal A Praça já está fazendo a sua parte” afirmou. A secretária de ação social, Célia Freitas, falou da participação da sua secretaria no projeto, “ o PETECA vem fortalecer as ações que nós já desenvolvemos com as crianças e com as famílias, além de ajudar na conscientização da sociedade em um assunto como este, temos o projeto de inaugurar mais dez PETIs em locais onde não aconteceu este projeto, fazendo assim o máximo de esforço para acabar de vez com este mal que atinge nosso município e que faz parte do cenário brasileiro” disse.
No final dos três meses cada escola estará apresentando os projetos de ações realizados durante o período do PETECA e a melhor ação será indicada para o Ministério Regional do Trabalho- 7ª região e concorrerá a prêmios. Para mais informações sobre o projeto PETECA, ligue 88162872.
PROJOVEM URBANO EM IGUATU
NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO É TEMA DE ENCONTRO PARA PROFESSORES
O objetivo foi a discussão das metodologias de alfabetização e letramento, como também o novo acordo ortográfico. A fim de fortalecer e ampliar as idéias apresentadas, todos os professores irão receber da editora uma pirâmide com as regras do novo acordo ortográfico que servirá de apoio pedagógico aos mesmos.
CONFIRA O RESULTADO DA SELEÇÃO PARA REGENTES DE MULTIMEIOS
AMASONINA DE CASTRO BATISTA
ANA LUCIVANIA FELIPE PEREIRA
E.E.F AMÉLIA FIGUEIREDO SÁ DE LAVOR
ANA MARIA FERREIRA
E.E.F JOÃO ROCHA FIALHO
ANA PAULA CHAVES
E.E.F N. S. DO PERPÉTUO SOCORRO
ANTONIETA PROCOPIO DE CARVALHO
E.E.F ANTONIO CIPRIANO
COSMA DANTAS MOREIRA
E.E.F JOÃO PAULINO DE ARAÚJO
EDILEUZA DO CARMO
E.E.F ANTONIA MARIA DAS NEVES
EDILEUZA ROSA DA SILVA
E.E.F ANTONIO CIPRIANO
ELIAS LEANDRO DOS SANTOS
E.E.F MARTA MARIA SOBREIRA
ELIENE CASTELO BRANCO CAVALCANTE
E.E.F LUZIA BEZERRA DE SOUZA
FRANCISCA BARBOSA DA SILVA SANTOS
E.E.F ALBA ARAÚJO
FRANCISCA CHAVES DE OLIVEIRA
CENTRO EDUC. PE. JANUÁRIO CAMPOS
FRANCISCA LÚCIA VIEIRA
E.E.F SÃO SEBASTIÃO
FRANCISCA MARLETE ARAÚJO
E.E.F TOMÉ DE SOUZA
GENECI CONCEIÇÃO DE OLIVEIRA
CAIC
GLAUCINETE BESERRA SOUZA
E.E.F MÁRIO PARENTE TEÓFILO
GLAUDIA REGINA BASTOS PINHO
E.E.F JUDITE CAVALCANTE
IRACEMA F. SILVA HILÁRIO
E.E.F JOÃO PAULINO DE ARAÚJO
LUCIENE LIMA DE SOUZA
E.E.F LUIZ VIEIRA DA MOTA
LUCILENE GUEDES CÂNDIDA
E.E.F JOÃO ROCHA FIALHO
MARIA DA CONCEIÇÃO FEITOSA
E.E.F ELZE LIMA VERDE MONTENEGRO
MARIA ELIANA F. MACIEL
CAIC
MARIA GORETE VIEIRA
COLÉGIO ADAHIL BARRETO
MARIA IRANUZA SOUZA
E.E.F MARIA SELVITA BEZERRA
MARIA JOSÉ FERREIRA M. DE ANDRADE
CENTRO EDUC. PE. JANUÁRIO CAMPOS
MARIA LÚCIA A. MENDONÇA BEZERRA
E.E.F MARIA PACÍFICO GUEDES
MARIA SOCORRO DE SOUZA FERREIRA
E.E.F FRANCISCO SEBASTIÃO UCHÔA
ROSEMAR DE SOUZA FERNANDES
E.E.F OSMINDO MANGUEIRA
ROSENAIDE FARIAS DE OLIVEIRA
E.E.F CARLOTA TÁVORA
SÔNIA MARIA DE LIMA
E.E.F MARTA MARIA SOBREIRA
Encontro com professores da rede pública municipal de ensino
O Programa tem por objetivo a formação de leitores e isso inclui todos os atores da escola: núcleo gestor, professores, alunos e demais funcionários.
Com a implantação do Projeto Ondas da Leitura será disponibilizado para as escolas kits de livros didáticos e para didáticos para professores e alunos, além de formação para o núcleo gestor e professores.
Conheça um pouco mais o palestrante Celso Antunes
· Bacharel e licenciado em Geografia pela Universidade de São Paulo, tornou-se mais tarde Especialista em Inteligência e Cognição e Mestre em Ciências Humanas.
· Membro da Associação Internacional pelos Direitos da Criança Brincar (UNESCO), e o único brasileiro participante do Projeto EMBAJADORES DE LA EDUCACION que promove, em diferentes países, um movimento a favor de uma transformação no contexto pedagógico mundial.
· Autor de cerca de 180 livros didáticos, deixou de escrevê-los em 1995, dedicando-se a obras sobre temas ligados a aprendizagem e dessa nova fase até hoje já foram editados mais de 40 livros. É ainda consultor e autor em diversas revistas especializadas em Ensino e Aprendizagem. Cálculos atualizados junto às editoras apontam mais de onze milhões de exemplares vendidos no país e no exterior, desde 1963 quando de sua primeira publicação didática.
· Suas obras voltadas para temas de Educação foram publicadas por diversas Editoras brasileiras, – Vozes, Augustus, Artmed, Positivo, Scipione, Salesiana e Papirus – traduzidas para Editoras Internacionais – Lumen, Kapelusz, San Benito, (Argentina), Alfaomega e Palabra Ediciones (México) ASA Editores, (Portugal) Nárcea e Gedisa (Espanha) – e distribuídos na América e Europa.
· Conferencista e palestrante têm participado de Simpósios, Congressos e Seminários ministrados na Europa, América Latina e, sobretudo, no Brasil
onde já percorreu com essa missão todos os Estados da federação e bem mais de trezentos municípios diferentes.
Calendário Ambiental
Os professores vão trabalhar com os alunos várias ações de acordo com o tema por mês do Calendário Ambiental, sendo elas:
Palestras com profissionais de acordo com cada ação;
Pesquisa de campo;
Debates em sala de aula;
Concurso de redação;
Dança;
Paródias;
Teatro;
Poesia;
Filmes;
Documentários;
Rodas de leitura;
Feira Ecológica;
Plantação de Mudas;
ETC;
CONHEÇA AGORA O CALENDÁRIO AMBIENTAL
FEVEREIRO
06 - Dia do Agente de Defesa Ambiental
MARÇO
DE 16 a 18- Semana da Conscientização Contra o Desperdício da Água (TEMA: " Todos contra o desperdício da água")
22 - Dia Mundial da Água
ABRIL
22 - Dia do Planeta Terra
MAIO
05 - Dia do Campo
JUNHO
DE 01 a 05 - Semana Nacional do Meio Ambiente
05 - Dia mundial do Meio Ambiente/Dia da Ecologia
AGOSTO
27 - Dia da Limpeza Urbana
SETEMBRO
21 - Dia da Árvore
OUTUBRO
05 a 10 - Semana da Proteção à Fauna
04 - Dia Mundial dos Animais/Dia da Natureza
NOVEMBRO
30 - Dia do Estatuto da Terra
Gerência Programas e Projetos Especiais
Núcleo
Inclusão Digital; Cidadania e Meio Ambiente

Articuladora do Selo Unicef
Credits
Paulo Jefferson Mendonça de Luçena
(88) 9290-0773